Servidores municipais iniciam atividades do “A3P – Ambientação”

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Entre outras coisas, projeto visa gestão consciente de resíduos e uso racional de recursos naturais

A edição 2016 do “A3P – Ambientação” teve início nesta quinta-feira (28), na Escola de Gestão Pública (EGP) “Dr. José Caetano Graziosi”, com a participação de 40 servidores públicos municipais. O projeto é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Fundação Toyota e tem apoio da EGP. Inicialmente seriam 38 vagas, mas foram abertas mais duas por causa do interesse na proposta.

No primeiro dia de atividades a conversa foi intermediada pela Relações Públicas da Fundação Toyota, Elaine Marques Marucci. O “A3P – Ambientação” tem como principais objetivos a gestão consciente de resíduos, licitação sustentável, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação de servidores e uso racional de recursos. Há prioridade em desenvolver a sustentabilidade socioambiental nos ambientes de trabalho de órgãos e entidades públicas, a exemplo do que acontece nas fábricas da montadora japonesa.

Durante a proposta, os participantes conhecerão a ferramenta Toyota Business Pratices (TBP). Diferente do ano passado, o enfoque em 2016 não será apenas a economia de água, mas também a de energia elétrica. Pela TBP, os participantes indicam uma série de fatores que influenciam num determinado problema e elencam possibilidades para resolvê-lo. O encerramento do projeto será em agosto, com apresentações finais.

Participam das atividades – que vão ocorrer todas as quintas-feiras, das 14h às 16h30 – servidores municipais das seguintes secretarias: Administração (Sead); Cultura (Secult); Desenvolvimento Social (Sedes); Desenvolvimento e Trabalho (Sedet); Educação (Sedu); Fazenda (SEF); Negócios Jurídicos (SEJ); Meio Ambiente (Sema); Esporte e Lazer (Semes); Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob); Serviços Públicos (Serp); Saúde (SES); e Planejamento e Gestão (SPG), além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes – Trânsito e Transportes e Câmara Municipal.

O interesse

Demetrio Florentino Silva é encarregado de expediente da Urbes – Trânsito e Transportes. O interesse pelo projeto se deu graças aos comentários de outras colegas que participaram em 2015. Ele está motivado para começar as ações de economia de água na sede administrativa da empresa pública, que fica no Campolim. “E é legal porque, pelo que percebi, essa conscientização ultrapassa o limite do trabalho e é levada para casa”, destaca.

Silva acrescenta que sempre influenciou os três filhos, de 17, 18 e 22 anos a terem consciência no consumo de recursos naturais. “Agora o projeto vai me ajudar ainda mais, tenho certeza”, prevê.

O chefe da divisão de Esportes Sociais Comunitários e Lazer da Semes, Luis Severino Machado, ficou interessado pelo “A3P-Ambientação” assim que teve acesso ao conteúdo que seria disseminado no projeto. “Eu lembro muito bem de uns três anos atrás, quando o nosso país passou por uma crise hídrica. Então acho essa proposta (de economia de água) muito importante”, declara.

Para se ter uma ideia, em 2015, com o desenvolvimento da iniciativa, houve uma economia de gastos com contas de água da ordem de R$ 722 mil aos cofres da Prefeitura.

Vantagem

Ao final do curso, quem cumprir 80% de frequência nas atividades presenciais e todas as tarefas intrínsecas ao curso, como a apresentação e entrega de trabalhos, receberá certificado. A certificação pela EGP será reconhecida para fins de Evolução Funcional, nos termos da Lei nº 8.346/2007 e do Decreto nº 22.119/2015.

Tags:,