Servidores das Casas do Cidadão participam de palestra sobre comunicação assertiva
Por: Secom/Secid
A Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) promoveu, na noite da última quinta-feira (18), uma capacitação voltada aos servidores públicos das Casas do Cidadão, no Salão de Vidro do Paço Municipal. A palestra “Comunicação assertiva com base nas técnicas do telejornalismo”, proferida pela jornalista da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), Sandra Fonseca, abordou métodos que podem auxiliar os atendentes a facilitar a transmissão das informações aos munícipes.
As Casas do Cidadão são sete unidades municipais descentralizadas que abrangem todas as regiões de Sorocaba e oferecem mais de 100 tipos de serviços públicos da Prefeitura, Saae, Urbes, PAT, Procon, CPFL, Correios, audiências de conciliação do Cejusc e cursos voltados à população. Em 2018, as unidades prestaram cerca de 900 mil atendimentos, com índice de aprovação de aproximadamente 90% dos usuários.
Segundo a secretária Suélei Gonçalves, também graduada em Jornalismo, a iniciativa de uma capacitação voltada à área da Comunicação se deu em função da diversidade de serviços oferecidos pelas Casas, a intensidade do fluxo e os diferentes tipos de públicos atendidos. “A comunicação é base do trabalho das Casas do Cidadão. Se conseguimos informar bem aos munícipes, cumprimos o nosso papel como o canal de maior aproximação entre o cidadão e a Prefeitura, aprimorando sempre a qualidade dos atendimentos” acredita.
Mestranda em Educação, a jornalista Sandra Fonseca trabalha na Secom e possui mais de 10 anos de experiência em telejornalismo, com passagens pela TV Tem (onde também fez reportagens para a Rede Globo, Globo News e Sportv) e Rede Record (em São Paulo, Santos e Florianópolis). A palestrante definiu a emoção como principal elemento para produzir uma comunicação mais compreensível entre os servidores e os usuários. “Quanto mais humanizada a forma de comunicar, conseguimos gerar maior identidade e aproximação com o público. É importante praticarmos a empatia a todo momento, nos colocando no lugar do cidadão, que busca o atendimento”, ressaltou.
Nos últimos dois anos, a Secid promoveu uma série de treinamentos e capacitações, com o objetivo de melhorar as condições de atendimento às demandas dos munícipes e a organização dos serviços internos das Casas do Cidadão. Houve a contratação de 26 servidores por concurso público e estagiários; a reabertura da Casa do Cidadão do Paço Municipal, a sétima unidade, que permitiu a abrangência de todas as regiões da cidade; sistema de atendimento 100% digital; aumento na oferta de serviços em parceria com outros setores da Prefeitura, como o Procon, o PAT; e aulas dos cursos de Liderança Comunitária e do Time do Emprego; pintura, substituição de piso e de poltronas; investimentos em infraestrutura e mais dispositivos de segurança; a instalação de climatizadores e de sistema de iluminação por LED; recepção de propostas do Participa Sorocaba e ampliação do prazo de inscrições em creches.
Muito Mais Por Sorocaba!
Tags:Cidadania
