Servidores da Sead fazem gincana de integração solidária

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Com a ideia de integrar os colegas que atuam na Secretaria da Administração (Sead), da Prefeitura de Sorocaba, um grupo de servidores resolveu aliar desafios diários à solidariedade e organizou uma gincana entre os servidores da pasta que atuam no Palácio dos Tropeiros. Com isso, desde o dia 19 de outubro, as cerca de 120 pessoas das áreas de Administração e Serviços, Licitações e Compras, Administração de Pessoal e Planejamento de Pessoas se dividiram em doze equipes para, conjuntamente, atuar em favor do próximo e poder conhecer mais aos seus colegas de sala ou de departamento.

Denominada ‘IntegrAÇÃO Solidária’, a atividade começou com a organização dos grupos, a denominação e a criação de uma logomarca e nome para o evento. A partir daí, toda semana surgem tarefas relâmpagos que garantem pontuação àqueles que mais se aplicarem no seu cumprimento. Ao final da gincana cada grupo deverá arrecadar o maior volume possível de alimentos não perecíveis, fraldas, leite e brinquedos para que, em dezembro, possam beneficiar alguma entidade assistencial do município.

“Não importa a forma pela qual eles conseguirão esses produtos. As pessoas estão pedindo em casa, junto aos amigos e até mesmo aqui dentro da Prefeitura. Acabamos envolvendo muito mais servidores”, explica Simoní Granizo, uma das organizadoras da atividade.

O resultado da proposta, segundo ela, tem sido muito satisfatório e fez com que colegas interagissem mais. É o caso da Auxiliar Administrativa,  Juliellen Pereira dos Santos, que mobilizou até os colegas de trabalho do marido com pedidos de doações para a gincana.

Esta é a terceira vez que ela participa de uma atividade de integração, mas confessa que, pela primeira vez, sente que as pessoas estão mais ligadas, mais participativas e dispostas a conhecer uns aos outros. “Minha equipe se reúne toda semana para conversar e traçar estratégias e isso nunca tinha acontecido desse modo”, comenta, destacando que cada um de seus parceiros já incluiu a família no processo de doação. “Queremos obter um ótimo resultado”, enfatizou.

Outro aspecto positivo, para Juliellen, é o envolvimento de pessoas de outras secretarias. Como estão circulando pelo Paço durante as ações relâmpagos, e têm que contar com o apoio de muita gente, as equipes estão expandindo a ideia da integração. “Agora tem gente que me para no corredor para perguntar como estamos indo na gincana. Isso é muito legal”, disse.

Uma das tarefas da semana, e que expira nesta quinta-feira, está exigindo muito das equipes. Elas precisam conseguir uma foto com um dos secretários municipais para pontuar no desafio. E se conseguirem fazer com que ele vista uma camisa de time de futebol receberão um bônus. “É muito legal ver que as pessoas estão traçando estratégias, lançando mão de falar com quem é mais próximo dos secretários e isso faz com que a gincana envolva muito mais gente”, reforçou Simoní.

Tudo Azul

Outra atividade que vai movimentar a Prefeitura nesta quarta-feira (18) diz respeito à campanha Novembro Azul. As doze equipes deverão juntar o maior número possível de colegas de trabalho vestindo azul, fotografar e enviar à comissão organizadora. Quanto maior a participação, mais chance de pontuar.

Quem estiver disposto a participar para ajudar aos colegas da Sead, que nesta quarta-feira (18) lembrarão o movimento Novembro Azul, buscando pessoas vestidas de azul pelo Paço Municipal, basta vestir a cor para vir ao trabalho.

E, neste quesito participação, cada grupo se organiza para, na hora em que for disparado o comando de juntar as pessoas, consiga amealhar todos que estiverem vestindo azul. “Meu grupo teve uma ideia e colocamos em prática. Na hora cada qual corre pra um lado para pegar seu colaborador”, diverte-se Juliellen.

Semana passada, os participantes tiveram que juntar um grande volume de guarda-chuvas junto aos servidores; fuçaram e acharam o maior e o menor número de sapato masculino do Paço, e ainda correram atrás do servidor mais novo e o mais velho do local. “Trouxeram o RG do prefeito, mas não valeu. A equipe ganharia se tivesse conseguido apresentar o próprio”, conta Simoní Granizo.

A gincana IntegrAÇÃO Solidária termina no dia 2 de dezembro, quando todos devem entregar os materiais arrecadados. No dia 3, a comissão organizadora apresenta os resultados alcançados pelas equipes participantes e faz a entrega do material arrecadado a uma instituição local. No dia 4 de dezembro os participantes conhecerão o vencedor da atividade, de acordo com os pontos alcançados.

Tags: