Um dos serviços mais solicitados junto à Prefeitura de Sorocaba, a operação tapa-buraco, realizada diariamente Secretaria de Serviços Públicos (Serp), atingiu 231.925m2 durante o ano de 2015. Se comparado com o ano anterior (122.647m2), o volume representa quase que o dobro.
Ao todo, foram atendidas 1.127 vias (ruas e avenidas) durante os doze meses do ano, em decorrência da execução de 2.679 Ordens de Serviços (OS), resultando numa média de 2,38 intervenções em cada via. Ou seja, na média, por mais de duas vezes (em pontos diferentes), cada rua ou avenida teve o serviço de tapa-buraco.
Conforme destaca o secretário Oduvaldo Denadai, todos os esforços são feitos pelas equipes de tapa-buraco da Serp, no sentido de amenizar os transtornos provocados pelos buracos nas vias públicas. São vários os fatores que contribuem para o surgimento desse problema. A vida útil do piso asfáltico e o tipo de tráfego que ela recebe são dois deles. “Sorocaba tem aproximadamente 6.000 vias urbanas. Em boa parte dessa malha o asfalto é antigo. Com a umidade ele acaba deteriorando e com o fluxo intenso de veículos, inclusive os pesados, inevitavelmente surgem os buracos”, explica.
No ranking do Centro Operacional (CO) da Serp, as vias da Zona Norte foram as que mais receberam o serviço, com um total de 957. Isso representa nada menos que 45,92% das intervenções das equipes que atuam na operação de tapa-buraco. Na sequência vem a Zona Oeste, com 399 ruas e avenidas beneficiadas, a Zona Leste com 361, Zona Sul, com 323 e a região central, com 14 vias.
A Avenida Itavuvu, na Zona Norte, foi a que mais vezes foi beneficiada pela operação tapa-buraco, foram 17. Na Zona Sul, a Rua Augusto Lippel contou com 20 intervenções, na Zona Leste a Rua Quirino de Mello, com 19, na Zona Oeste a Av. 9 de Julho teve 17 e, na região central, a Rua Comendador Oetterer, por 9 vezes recebeu o serviço de tapa-buraco.
Atendimento
Em 2015 a Serp também registrou um novo recorde no atendimento às solicitações dos munícipes, encaminhadas pelos diversos canais oferecidos pela Prefeitura. Foram 9.587 atendimentos a pedidos dos cidadãos, contra 6.820 do ano anterior.
Já no setor de iluminação pública, a Serp fez 10.015 atendimentos, contra apenas 721 registrados em 2014. Vale ressaltar que a partir do dia 1º de janeiro de 2015, os serviços de manutenção preventiva e corretiva do parque de iluminação pública das cidades passou a ser responsabilidade das Prefeituras.