Serp renova convênio com a cooperativa Catares

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria de Serviços Públicos (Serp) de Sorocaba renovou no final de junho o termo de convênio com a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Sorocaba (Catares) a fim de que a entidade continue mantendo os trinta cooperados e aumente a produção média de noventa para 95 toneladas de materiais reciclados por mês. “Por meio deste convênio a Prefeitura fornecerá galpão, caminhão, equipamentos, dentre outros itens à Catares, que compromete-se em executar a coleta seletiva na área de sua responsabilidade”, explica o secretário da pasta, Oduvaldo Denadai.

De acordo com informações da Serp, a Catares comercializa cerca de noventa toneladas de materiais reciclados por mês, o que gera uma renda bruta de R$ 1.360,00 para cada um dos cooperados. “Portanto, se faz necessária a viabilização e a ampliação do convênio entre Prefeitura e Catares para continuarmos a promoção do desenvolvimento sustentável no município”, analisa Denadai.

Com a renovação do convênio a Catares se compromete, até o fim deste ano, ampliar sua coleta para 95 toneladas de resíduos sólidos por mês, mantendo seus trinta agentes ambientais e encaminhando todo material coletado para triagem e prensagem.

A Prefeitura de Sorocaba apoia o trabalho da Catares há oito anos. Desde 2011, seus cooperados atuam em parceria com a Cooperativa Reviver, num galpão de 4,5 mil m² de área mantido pela Secretaria de Serviços Públicos de Sorocaba (Serp), e que tem como objetivo otimizar o processo de coleta seletiva e de triagem do material recolhido na cidade. O galpão fica na Rua Salvador Stefanelli, 266, no Jardim Zulmira. Os munícipes que quiserem podem entregar seus resíduos recicláveis diretamente no local.

Tags:,