Serp limpa chafarizes para garantir refresco à garotada
Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br
Os chafarizes dos parques passam por manutenção contínua e são fonte de brincadeiras e frescor, principalmente, nas tardes quentes.
Nesse verão é preciso muita água para se refrescar, uns dos motivos pelos quais a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), está realizando a higienização e troca de água dos tanques dos espargidores dos Parques dos Espanhóis, Jardim Ipiranga e Paço Municipal.
A limpeza é realizada a cada dois dias e leva cerca de duas horas. Já a manutenção preventiva com jato de água é executada uma vez por semana, com duração de aproximadamente cinco horas. O serviço garante a higiene dos chafarizes onde a população e, principalmente as crianças, costumam brincar no verão. Em média, segundo levantamento da Serp, 100 crianças usam os espargidores em suas brincadeiras. Além disso, familiares, visitantes fazem do equipamento um ponto estratégico para fotos e cartão-postal dos parques.
Para o pintor, Wilson José Teixeira, o chafariz do Parque dos Espanhóis é um excelente investimento da Prefeitura no lazer da criançada. Um espaço de distração e alegria, onde a garotada de todas as idades pode se refrescar nos dias ensolarados. “É uma felicidade enorme para as crianças quando o chafariz está ligado, eles se refrescam e brincam todo tempo. Além de registrar os momentos entre parentes e amigos”, destacou.
Já o estudante Juliano Stevan das Chagas Sampaio, 7 anos, falou que pede para o pai levá-lo todos os dias para brincar no parque do Jardim Ipiranga e o que mais gosta de fazer é a usar pista de skate e o chafariz. “Me divirto muito aqui, por mim viria todos os dias”, garantiu.
Outra área comumente frequentada por pais e filhos, mesmo durante a semana, é o Parque do Paço. Como chafariz ligado a maior parte do tempo, o lugar vive o movimento de crianças correndo para todos os lados, aproveitando os brinquedos e a água vaporizada pelo equipamento, enquanto os mais velhos se deitam sob as árvores esperando o calor aliviar.
Tags:servicospublicos
