Serp instala academias ao ar livre no Jardim Astro e no Parque Vitória Régia

Por: Elias dos Santos Arcanjo (estagiário) – earcanjo@sorocaba.sp.gov.br

Nos últimos oito anos, ao todo 57 pontos da cidade receberam uma unidade desse tipo, sendo sete somente em 2015

Mais duas academias ao ar livre estão funcionando em Sorocaba. Os novos equipamentos de ginástica foram instalados pela Secretaria de Serviços Públicos (Serp), da Prefeitura de Sorocaba, na Rua Laila Gallep Saker, no Jardim Astro, e no Parque “Amedeu Franciulli”, no bairro Vitória Régia, oferecendo à população dispositivos adequados para a prática de exercícios físicos. Nos últimos oito anos, 57 pontos da cidade receberam uma unidade da academia ao ar livre, sendo sete deles em 2015. Outra academia está prevista para ser entregue este ano.

No total, seis aparelhos foram instalados em cada local. Entre eles estão o esqui, que aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e melhora a função cardiorrespiratória; o simulador de caminhada – responsável pelo aumento da mobilidade e desenvolvimento da coordenação motora; o surf, um aparelho que melhora a flexibilidade dos membros inferiores; o simulador de cavalgada – que fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores, aumentando a função cardiorrespiratória; o aparelho de pressão de pernas, que fortalece a musculatura das coxas, da perna e dos quadris; e o multiexercitador, no qual são trabalhados pernas e braços para o desempenho da flexão.

Além dos equipamentos, a praça do Jardim Astro, onde a academia foi instalada, também recebeu melhorias. Foram implantados 35 metros de calçada externa, com 2 metros de largura, e 35 metros de pavimento interno, com 1,7 metro de largura.

O professor Ricardo Tadeu, 49 anos, tem aproveitado a nova academia pública do Jardim Astro. Segundo ele, essa benfeitoria da Prefeitura possibilita aos moradores que não têm tempo de ir a uma academia convencional, a oportunidade de se exercitarem em locais próximos de suas casas nos momentos vagos.

Funcionamento do projeto

O projeto da academia ao ar livre teve início em 2007 e visa dar a população condições de praticar exercícios físicos em equipamentos adequados. O uso frequente dos dispositivos de ginástica instalados em espaços públicos auxilia nos cuidados com a saúde, colabora no fortalecimento da musculatura e também ajuda na perda de calorias.

Cada conjunto de aparelhos custa R$ 19 mil e requer a preparação do local, com a instalação de uma base de concreto de 10 x 10 metros, além da readequação do entorno para facilitar o acesso dos munícipes.

Próxima unidade

A previsão da Secretaria de Serviços Públicos é de entregar até o final deste ano mais uma academia ao ar livre em Sorocaba. Os equipamentos serão instalados na escola localizada na Estrada do Inhayba, região de Brigadeiro Tobias.

Tags:,