Serviço continuará executado, por pelo menos mais 10 dias, seguindo programação diferenciada daquela inicialmente estabelecida
Em decorrência de estragos causados pelas chuvas dos últimos dias, a Secretaria de Serviços Públicos (Serp) alterou a programação prevista de áreas que receberão tapa-buraco. Desde segunda-feira (14), a ação ocorre de forma emergencial, atendendo vias que não faziam parte do cronograma anteriormente definido, e deve assim prosseguir por ao menos mais 10 dias.
Na segunda-feira, o tapa-buraco foi realizado em 19 ruas, de 21 bairros da cidade. Na semana anterior, a chuva prejudicou a realização de todo o trabalho que estava previsto. Nesta terça-feira (14), a operação teve continuidade em caráter emergencial em 28 vias do município, de 21 bairros. Os serviços são executados por três equipes da empresa Oestevalle, terceirizada pela Prefeitura.
O cronograma de trabalho normalmente é elaborado com base em mapeamento prévio dos pontos mais críticos, pelas equipes da Serp, priorizando as vias por onde passam os ônibus do transporte coletivo urbano. Normalmente, às segundas-feiras é feita a definição das ruas que serão atendidas durante a semana toda. Porém, em caráter emergencial, essa programação passou a ser feita diariamente.
Assessor técnico da Serp, Geraldo Cardozo Neto informa que há possibilidade de inclusão emergencial de outros pontos da cidade nos próximos dias, entre eles trechos da Avenida São Paulo e Rua Juvenal de Campos, nos arredores da região central, e na Rua Antonio Soares Aguiar, no Parque São Bento.
A definição do trajeto das equipes de tapa-buraco também leva em consideração reclamações feitas por munícipes. A Serp recebe pedidos da população, que podem ser indicados diretamente na sede da secretaria (2º andar do prédio da Prefeitura, no Alto da Boa Vista) ou por meio do telefone 156.
O trabalho de tapa-buraco é uma ação provisória na melhoria do pavimento e consiste na limpeza do solo, preparação e a aplicação de massa asfáltica usinada a quente, para maior eficiência do reparo. Por esse motivo, o material é preparado diariamente. Para assegurar maior durabilidade do reparo, após a aplicação do asfalto os operários fazem a compactação, geralmente com rolo.
A Serp esclarece que realizou 115 mil m² de tapa-buraco em 1.661 vias públicas nos primeiros cinco meses deste ano. Em média são utilizadas 115 toneladas por dia de massa asfáltica nesse serviço. Atualmente, Sorocaba conta com aproximadamente seis mil ruas e avenidas, distribuídas por quase 550 bairros.
Confira a relação de ruas atendidas nesta terça-feira (14):
Rua Santa Cruz – Jd. Vera Cruz
Avenida Carlos Sonetti – Jd. Prestes de Barros
Rua Professor Diógenes de Almeida Marins – Jd. Prestes de Barros
Rua Izabel Jurado Requena – Jd. Prestes de Barros
Rua Manoel Lopes – Além-Ponte
Rua Francisco Gonçalves – Além-Ponte
Rua Sá Fleury – Além-Ponte
Rua Rodrigues de Mello – Vila Haro
Rua Alcindo Guanabara – Árvore Grande
Praça do Viajante – Árvore Grande
Rua José do Patrocínio – Vila Rodrigues
Avenida Adão Pereira de Camargo – Jd. Aeroporto
Rua Benedito de Camargo – Jd. Nogueira
Rua Belo Horizonte – Lopes de Oliveira
Rua Arthur Gonçalves – Vila Helena
Avenida Riusaku Kanizawa – Lopes de Oliveira
Rua Wilson de Bello – Jd. Márcia Maria
Rua João Gregório Balalaika – Jd. Itapoã
Rua Carlos Grahn – Jd. Itapoã
Rua Romão Fernandes – Jd. Santa Rosa
Rua Atílio Silvano – Jd. Maria eugênia
Avenida Itavuvu – Terra Vermelha
Avenida Chico Xavier – C.H. Ana Paula Eleutério
Alameda da Liberdade – Jd. Renascer
Rua Pedro da Luz – Jd. Jatobá
Rua Tokuo Tsubaki – Jd. Copaíba
Rua José Raymundo de Andrade – Éden