Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/serp-constroi-pracinha-com-bloquetes-reaproveitados-no-campolim/
Acessado em: 30/11/2025 - 10h03

Serp constrói pracinha com bloquetes reaproveitados no Campolim

Por: Elias dos Santos Arcanjo (estagiário) – earcanjo@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Assis Cavalcante
Foto: Assis Cavalcante

Os frequentadores do Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, têm uma nova área de convívio para utilizar. A Secretaria de Serviços Públicos (Serp) instalou no local uma ‘pracinha’ cujo piso foi feito com bloquetes reaproveitados do antigo aterro sanitário da cidade, além de bancos novos.

De acordo com o chefe da Seção de Manutenção de Parques, Antônio Rodrigues Neto, a ideia de fazer essa obra surgiu a partir da observação dos funcionários da Serp, que verificaram a falta de áreas de descanso para os munícipes que praticam atividades físicas e de lazer no parque do Campolim.

Em razão dessa necessidade, foram levantados dois espaços do local que poderiam receber a praça e o ponto escolhido foi ao lado da Avenida Domingos Júlio. Antônio conta que, após a definição, direcionou seus esforços para a obtenção da autorização para retirada e transporte dos bloquetes que estavam estocados no aterro sanitário para o Campolim.

Segundo a Serp, por se tratar de material reaproveitado de outra obra, os custos com a utilização dos bloquetes foi menor se comparando com a aquisição dos blocos convencionais, gerando assim economia ao erário.

População aprova

A aposentada Amélia Lobato, 67, acompanhou a implantação da pracinha e está satisfeita com o resultado final. Segundo ela, que mora nas imediações e vai ao parque com frequência, o uso de materiais reaproveitados deveria ser empregado em outros locais, porque além de gerar um espaço bonito também é uma ação econômica.

O aposentado Reinaldo Guariglia, 83, disse que a pracinha entregue está aprovada. Ele conta que vai ao local todas as manhãs e tardes, e que o lugar é muito agradável, pois fica sob a sombra das árvores. De acordo com Reinaldo, os pacientes das clínicas que ficam nos arredores da pracinha aguardavam a abertura dos consultórios em pé e agora eles esperam sentados.

Próximo local de implantação

Segundo o chefe de seção Antônio Rodrigues Neto, o próximo local que receberá um espaço de convívio é o Parque das Águas. Para isso, a Serp está fazendo o aterramento e as adequações necessárias numa área do parque que acumulava água. Após isso, os bloquetes e os bancos serão instalados, de modo que a pracinha tenha as mesmas características da instalada no Campolim, beneficiando os frequentadores do Parque das Águas.

Foto: Assis Cavalcante