Serh promove ações do ‘Saúde em Dia’ dentro do Setembro Amarelo
Por: Gabriel Fernando (programa de estágio) - supervisão Neide Barbosa
Uma manhã descontraída, mas sem deixar de lado a informação e, principalmente, um alerta para o Setembro Amarelo, foi o propósito do ‘Saúde em Dia’, um programa desenvolvido pela Secretaria de Recursos Humanos (Serh) da Prefeitura de Sorocaba, com um encontro que aconteceu nesta quinta-feira (27), no Salão de Vidro do Paço Municipal.
Coordenado pela equipe do Ambulatório de Saúde Ocupacional da Prefeitura, vinculado à Serh, o programa “Saúde em Dia” teve início em agosto de 2017 com o governo José Crespo, realizando ações para o bem-estar dos servidores públicos municipais.
Nesta edição do programa, foi realizada uma parceria com o grupo de enfermagem da UNIP que levou aos servidores verificação da pressão arterial, exames de glicemia, sessões de reflexologia (massagem nos pés), e parceria da própria SERH que levou a acupuntura auricular.
Os servidores assistiram a palestras com a psicóloga Ilda Zaideman Azar e com o psiquiatra, Sérgio Hubner, que falaram sobre o Setembro Amarelo, mês da campanha que chama a atenção para o suicídio.
A Chefe da Divisão de Segurança de Saúde Ocupacional da Secretaria de Recursos Humanos, Ana Lúcia Bittencourt Rosa, explicou que o intuito do programa é dar destaque ao ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio, além de focar na promoção da saúde ao servidor e levar informações sobre qualidade de vida aos funcionários públicos.
“Temos uma preocupação com cada servidor, pois sabemos que nos dias de hoje a depressão e os suicídios estão só aumentando, então queremos mostrar os trabalhos do nosso ambulatório na questão do acolhimento e da avaliação laboral, para que possamos também olhar o servidor e ter a percepção dos seus sentimentos, dentro do ambiente de trabalho”, relata Ana Lúcia.
Para a enfermeira do Ambulatório de Saúde Ocupacional, Gizela Simone Possignolo de Oliveira, uma das maiores importâncias do projeto é voltar o olhar ao servidor.
“Eu penso que é um momento de retomada do “Saúde em Dia”, então esse é um marco para que a gente inicie os trabalhos no sentido de promover a saúde do trabalhador e nos colocarmos disponíveis para que eles nos busquem quando tiverem alguma situação de problema, ou situações de alerta, é mostrar esse olhar em relação aos sinais das pessoas através de sintomas e comportamentos que elas apresentarem”, contou a enfermeira.
Tags:recursoshumanos
