Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sepod-e-gcm-falam-de-cuidados-com-a-seguranca-em-atividades-no-cei/
Acessado em: 30/11/2025 - 02h38

Sepod e GCM falam de cuidados com a segurança em atividades no CEI 103

Por: Laura Souza – Programa de estágio Supervisão: Tânia Franco – tmferreira@sorocaba.sp.gov.br


O Dia das Crianças (12 de outubro)  já foi comemorado por alunos e professores do Centro de Educação Infantil “Professor Jorge Moysés Betti” – CEI 103, no Sorocaba Park, de uma maneira diferente. A Secretaria de Políticas Sobre Drogas (Sepod), em conjunto com o Guarda Civil Municipal (GCM), promoveu na manhã desta quarta-feira (09) um momento descontraído, mas com muito aprendizado, para a comunidade escolar e, ainda, apresentou à garotada um importante membro do Canil da GCM, o Pastor Alemão, Hulk. As crianças, também, assistiram a um teatro de fantoches abordando a prevenção do uso do álcool e outras drogas. De forma lúdica, o momento de extroversão mostrou para as crianças os cuidados que devem ser tomados para se evitar as substâncias químicas.

A ação, que contou com a presença de 60 alunos, mostrou que a prevenção pode ser algo fácil, bastando, apenas, um pouco mais de atenção nos cuidados diários que os pequenos devem ter. Os principais exemplos foram não aceitar doces de estranhos e não tomar bebidas do copo de outras pessoas. Um assunto tão importante quanto foi o alerta para o perigo em se tomar remédios sem prescrição médica.

Além da peça apresentada pela voluntária Alexandra Silva, algumas ações foram realizadas com os alunos para que conhecessem o trabalho da GCM e do Hulk. O amigo peludo de quatro patas, que é treinado para encontrar substâncias químicas, mostrou às crianças como ele localiza drogas. Com a ajuda dos pequenos, Hulk demonstrou a desenvoltura seu trabalho. Alguns objetos com cheiro específico foram escondidos, enquanto dois alunos puderam guiar Hulk na busca.

Os guardas municipais Márcio Henrique e Da Silva, também, conversaram com os pequenos explicando como é realizado o trabalho da corporação junto à comunidade e no patrulhamento pelas ruas. Na ocasião, chamaram a atenção das crianças para nunca confiar em quem não conhecem.

Para também trazer orientação aos pais dos alunos, a Sepod montou uma exposição de desenhos chamado “Arte recuperando vidas”. A mostra foi criada pelo Grupo de Apoio e Combate as Drogas e Álcool Santo Antônio e fica no CEI 103 até o dia 25 deste mês. Os desenhos têm o objetivo de orientar e conscientizar os pais e responsáveis sobre o combate as drogas e ao álcool.