Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/semob-preve-para-quinta-feira-liberacao-total-da-alameda-batatais/
Acessado em: 17/01/2026 - 09h48

Semob prevê para quinta-feira liberação total da Alameda Batatais

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

Operários concluem os serviços de pintura e sinalização das pistas

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), prevê, caso não ocorram imprevistos, a liberação integral da Alameda Batatais ao tráfego no final da tarde desta quinta-feira. Operários trabalham para conclusão dos serviços de pintura e sinalização horizontal das pistas, tanto para os veículos quanto pedestres.

A expectativa é a de que a nova via na marginal direita do Rio Sorocaba seja liberada totalmente ao tráfego, entre o final da quinta-feira (8) e no máximo o início da manhã da sexta-feira (9), inclusive com o controle do fluxo viário pelos semáforos”, explicou o secretário. As obras viárias compreendem o trecho entre a Alameda Batatais e a Rua Professor Joaquim da Silva, na região do Jardim Saíra, e a avenida Dom Aguirre.

O dispositivo funcionará como alternativa de ligação entre as regiões da Avenida Dom Aguirre e o Alto da Boa Vista, por meio da implantação de um sistema binário entre as avenidas Quinze de Agosto e Professor Joaquim Silva, passando pela Alameda Batatais. A previsão é que a nova via receba, também, parte do tráfego de regiões da Vila Progresso e Jardim Iguatemi.

As intervenções nesse ponto contam com cerca de 7.800 metros quadrados de asfalto novo, além de 37 mil metros quadrados de recapeamento, bem como ciclovia e paisagismo comuns às avenidas da cidade. A expectativa é de que o tráfego flua naturalmente, contando com apoio do conjunto semafórico disciplinando o trânsito na Alameda Batatais, na altura da ponte Pinga-Pinga.

A ciclovia, que já vem sendo utilizada pelos sorocabanos, interliga as avenidas Professor Joaquim Silva e XV de Agosto. Cruza as ruas Arthur Caldini e Alameda Batatais, e segue pelo canteiro central, depois corta a Rua São Bernardo do Campo até chegar à Av. XV de Agosto, passando ainda sobre a ponte Fernando de Lucca.
O novo dispositivo viário de Sorocaba desperta a atenção dos sorocabanos, como o motorista Valdemar Pereira de Mello, que passa pelo local diariamente. “Com certeza vai melhorar e muito o trânsito de veículos por aqui, que costuma ser complicado no início da manhã e no final da tarde”, diz o motorista que mora no Jardim Ipiranga e trabalha no Jardim Saira.

 

Mobilidade Total

As obras, orçadas em aproximadamente R$ 3,6 milhões, foram realizadas pela empresa Júlio & Júlio – vencedora da licitação. Essa melhoria faz parte do programa Mobilidade Total, um conjunto de obras que abrange a abertura de novos complexos viários em Sorocaba, implantação de ruas e avenidas, construção de pontes e viadutos, além de pavimentações e recapeamentos.