Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/seminario-sobre-produtos-de-origem-animal-tem-mais-de-120-inscritos/
Acessado em: 01/12/2025 - 17h14

Seminário sobre produtos de origem animal tem mais de 120 inscritos

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), realiza nesta quinta-feira (17), a quarta edição do Seminário “Produtos de origem animal, boas práticas e segurança alimentar – Qualidade e Comercialização”. O evento, organizado pela equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), acontece a partir das 8h30 no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” e contará com público de aproximadamente 120 pessoas, entre estudantes, produtores, comerciantes e profissionais do setor alimentício de Sorocaba e toda região.

De acordo com a veterinária Fabiana Ribeiro, do Serviço de Inspeção Municipal, o objetivo do evento é divulgar o SIM e debater assuntos como a fiscalização dos produtos de origem animal e as boas práticas na indústria. O tema girará em toro da importância da prévia inspeção sanitária dos produtos de origem animal, vegetal e seus derivados produzidos, manipulados, acondicionados e em trânsito no município de Sorocaba.

A veterinária ressalta que a proposta do Serviço é garantir a qualidade dos produtos consumidos pela população, oferecendo ao consumidor confiança e segurança em relação aos produtos registrados. “Ao mesmo tempo visamos aumentar a competitividade do produtor e possibilitar a abertura de novos mercados que exigem produtos de origem controlada”, destaca Fabiana.

Conforme a programação estabelecida pela Sedet, após a abertura oficial do seminário acontece a palestra “Fiscalização dos Produtos de Origem Animal”, com o médico veterinário André Teixeira Oliveira Ariza, coordenador do Serviço de Inspeção Municipal de Itu. Em seguida acontece a palestra “Atualidades na gestão da segurança dos alimentos na indústria”, com a biomédica e instrutora de Formação Profissional do Programa Alimentos Seguros (PAS), Viviane Cremaschi Lima.