Em parceria. É assim que as redes estadual e municipal vêm trabalhando para ampliar cada vez mais a qualidade do ensino oferecido à comunidade, sobretudo durante a alfabetização. A prova mais recente desse trabalho conjunto foi a participação nessa quarta-feira (28) das professoras Silvana Rosa Santos e Eliane Pimentel Camilo no “Seminário de Boas Práticas em Alfabetização”, realizado todos os anos pela Diretoria Regional de Ensino.
Esta foi a primeira vez que a rede municipal participou do evento estadual. Juntas, as professoras apresentaram os resultados de seu trabalho na alfabetização das crianças do 1º ano na E.M. Edemir Antonio Digiampietri, na Vila Barão, fundamentado em valorizar as diferenças, a diversidade e o desenvolvimento crítico dos alunos, além da simples decodificação de letras e números.
Desde 2013, as escolas do município participam do programa Ler e Escrever, do Governo do Estado, e os alunos do Ensino Fundamental na rede municipal recebem todos os anos materiais didáticos específicos. “Agora, esta apresentação pioneira das nossas professoras no evento representa um momento muito importante de reconhecimento do nosso trabalho e das possibilidades de evolução para as duas redes”, explica uma das gestoras de desenvolvimento educacional da Secretaria da Educação, Mariane Bolina.
Desde janeiro deste ano, essa parceria tem sido fortalecida de modo substancial. Uma das metas do programa municipal de ensino é priorizar a alfabetização na idade certa, o que deu início a uma série de novas ações junto à rede estadual. Além dos materiais recebidos do Estado, as redes municipal e estadual têm analisado em conjunto os dados de aprendizagem dos alunos e realizado inúmeras trocas de ideias.
A gestora Mariane Bolina tem participado de todos os encontros quinzenais da Diretoria Regional de Ensino. Além disso, as duas redes estão articuladas para fortalecer ainda mais a formação de professores das aulas de Recuperação Paralela. Outra iniciativa é a criação da Série Diálogos, com debates veiculados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, da Secretaria da Educação, novo canal de comunicação voltado a todos os servidores que atuam na área, sobre temas importantes como a alfabetização.
“Estas e outras ações comprovam que estamos unindo esforços, somando nossas experiências e trabalhando em conjunto com a rede estadual por um objetivo comum: a excelência cada vez maior no desenvolvimento global das crianças. Por isso o nosso alinhamento é essencial, uma vez que os alunos da rede municipal serão alunos da rede estadual após concluírem o 5º ano”, diz a Secretária da Educação, professora Marta Cassar.