As inscrições devem ser feitas gratuitamente a partir de segunda-feira (dia 1) pelo site www.meioambientesorocaba.com.br
A Prefeitura de Sorocaba realizará no dia 16 de setembro, das 8h às 12h30, o Seminário “Madeira Legal: Regularização, Oportunidades e Sustentabilidade”, no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. O encontro é gratuito e direcionado aos comerciantes do setor madeireiro, empreiteiras, engenheiros e arquitetos, além de professores e estudantes universitários de Sorocaba e região.
Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba (Sema), em parceria com a Rede Amigos da Amazônia (FGV), Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (CBRN/SMA) e Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras do Estado de São Paulo (Sindimasp), o objetivo do seminário é levar informações ao público sobre a atual legislação e o uso sustentável da madeira.
Durante o encontro, serão tratados assuntos como o “Sistema DOF e o CadMadeira”, com a bióloga Raquel Marcondes Fonseca De Marco, da CBRN/SMA; “Madeira Legal – Uma oportunidade de Negócio”, com o assessor jurídico Rafik H. Saab Filho, do Sindimasp; “Espécies alternativas de madeira brasileiras para uso na construção civil”, com o Engenheiro Florestal, PhD, Marcio Augusto Rabelo Nahuz, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo); e “Eco-Eficiência de recursos madeireiros na construção civil”, com Ricardo Scacchetti, mestre em Economia Ambiental, do Instituto Ekos Brasil.
Desde 2009, a Prefeitura de Sorocaba aderiu à Rede Amigos da Amazônia e assumiu o compromisso pelo fim da exploração predatória da floresta, bem como o de estimular a sustentabilidade na economia do município.
Inclusive a lei municipal nº 8.811, de 15/07/2009, dispõe sobre a obrigatoriedade de uso de madeira de procedência legal nas obras de construção, reforma ou modificação da Administração Pública Direta e Indireta do município e nas ações, programas e atividades executadas direta ou indiretamente, tanto pelo Poder Público como por prestadores de serviços.
Além disso, Sorocaba possui uma Comissão Permanente de Estudos e Gestão da Utilização Sustentável de Madeira, por meio do decreto n.º 17.046/2009.
Como participar
Os interessados em participar do Seminário Madeira Legal devem se inscrever a partir de segunda-feira (1) pelo site da Secretaria do Meio Ambiente: www.meioambientesorocaba.com.br. A inscrição é gratuita e deverá ser feita até o dia 12 de setembro. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.
A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone 3219.2280. Segue abaixo a programação do seminário:
8h – Inscrição
8h30 – Abertura
9h – Sistema DOF e CADMADEIRA (bióloga Raquel Marcondes Fonseca de Marco – SMA/CBRN)
9h30 – Madeira Legal – Uma oportunidade de Negócio – SINDIMASP Rafik H. Saab Filho – Assessor Jurídico
10h – Café
10h15 – Espécies alternativas de madeira brasileiras para uso na construção civil – IPT, Marcio Augusto Rabelo Nahuz – Engenheiro Florestal, PhD
10h55 – Eco-Eficiência de recursos madeireiros na construção civil, Instituto Ekos Brasil Ricardo Scacchetti – MSc. Economia Ambiental.
11h35 – Dúvidas e Perguntas do público