Fiscalização dos Produtos de Origem Animal, Boas Práticas de Fabricação e Gestão da Segurança dos Alimentos na Indústria foram os temas centrais abordados durante o 4º Seminário sobre Produtos de Origem Animal. O evento, realizado na manhã desta quinta-feira (17), no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, atraiu um público de 120 pessoas de Sorocaba e cidades vizinhas. O evento foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Seção de Agricultura e Abastecimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), pasta à qual está vinculado o SIM de Sorocaba.
A maior parte do público foi de estudantes do Ensino Técnico e universitários nas áreas de Biologia, Nutrição, Engenharia de Alimentos, Veterinária e Gastronomia, além de profissionais e empresários. Gerente de um laticínio em Araçoiaba da Serra, Renata Giuliani foi uma das primeiras a chegar. Disse que veio para aprender com os palestrantes e principalmente para se atualizar com a legislação. “Já participei do último seminário, acho interessante porque temos a oportunidade de comparar o trabalho que estamos desenvolvendo.”
O Seminário contou com palestras proferidas pelo médico veterinário André Teixeira Oliveira Ariza, coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Itu, e do seu colega Cassio Correa. O SIM de Itu faz parte do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Ariza falou sobre a “Fiscalização dos Produtos de Origem Animal” realizada em Itu, destacando que o trabalho trouxe vantagens para os consumidores, que têm segurança nos alimentos que consomem e também aos proprietários, pois seus produtos são certificados. “Há casos de produtores que triplicaram a produção e as vendas após receberem o selo do SIM”, afirmou.
Também da equipe do SIM de Itu, Cassio Correa abordou as “Boas Práticas na Fabricação” necessárias tanto aos produtores, quanto aos profissionais da fiscalização. “São vários fatores que compõem essas boas práticas, como mecanismos de controle de qualidade, sistematização da produção, procedimentos indispensáveis para se obter alimentos inócuos e saudáveis. O controle de temperatura é fundamental nesse processo, tanto para refrigeração, congelamento ou armazenamento”, orientou.
A última palestra foi da biomédica Viviane Cremaschi Lima, instrutora de Formação Profissional do Programa de Alimentos Seguros da Escola Senai “Horácio Augusto da Silveira”, da Barra Funda (SP). Ela abordou as “Atualidades na gestão da segurança dos alimentos na indústria”.
Após as palestras, foi aberto espaço para que o público formulasse perguntas aos profissionais, esclarecendo dúvidas, principalmente com relação à manipulação de alimentos, como carnes, frios e embutidos.
SIM
O SIM foi criado em Sorocaba pela Lei 9.440/10 e regulamentado pelo Decreto Municipal 19.921/12. É responsável por executar inspeção e fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, sejam ou não acondicionados, bem como de produtos vegetais transformados, manipulados, fracionados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no âmbito do município de Sorocaba.
As inspeções e fiscalizações sanitárias dos produtos de origem animal e vegetal em todo o município de Sorocaba são feitas com base nas Leis Federais nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e 7.889, de 13 de novembro de 1989, além das Normas Técnicas estabelecidas pelo Município.