Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/seminario-de-bambu-tem-todas-as-vagas-preenchidas/
Acessado em: 01/12/2025 - 02h49

1º Seminário do Bambu no Jardim Botânico tem todas as vagas preenchidas

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

Na manhã desta quinta-feira (5) a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) encerrou as inscrições para o 1º Seminário do Bambu, que ocorrerá no dia 14 de setembro, das 8h às 17h, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. As 85 vagas disponíveis foram preenchidas. O evento contará com um ciclo de palestras e o lançamento do livro “Bambu: Características e Aplicações na Construção Civil e Arquitetura”, de autoria do Prof. Dr. Antonio L. Beraldo e do Eng. Civil Luiz Roberto Aleixo.

Realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (Senar), Sindicato Rural de Sorocaba, Rede Paulista do Bambu (Rebasp) e Associação Brasileira do Bambu (BambuBR), o objetivo do evento é difundir as potencialidades do uso do bambu e os avanços no conhecimento sobre esse grupo vegetal visando fomentar o desenvolvimento da sua produção na região, bem como das tecnologias associadas.

Em março deste ano, o Jardim Botânico ganhou uma coleção viva de exemplares de bambus, com 59 espécies nativas e exóticas importantes, que ficam numa área pública do bairro Quintais do Imperador, e o 1º Seminário do Bambu vai colaborar com o cumprimento de sua missão e objetivos, além de contribuir para o fortalecimento da cultura do bambu na região.

O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3235.1130.

 

Programação

08h00 às0 8h30 – Abertura
08h30 às 09h30 – Palestra 2: “Taxonomia de Poaceae com ênfase em bambus nativos do Brasil” com a Profª. Mª. Regina Tomoko Shirasuna do Instituto de Botânica, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA).
09h30 às 09h45 – Café
09h45 às 11h00 – Palestra 1: “Espécies promissoras de bambus para plantios em áreas de Cerrado” com o Prof. Dr. Marco A. dos Reis Pereira, Coordenador do Laboratório de Experimentação com bambu e do Projeto Bambu da Faculdade de Engenharia de Bauru-FEB/Unesp.
11h00 às 12h00 – Palestra 3: “Uso do bambu na culinária”, com Profa. Dra. Juliana Cortez Barbosa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Experimental de Itapeva. Coordena atualmente o projeto de desenvolvimento tecnológico “Cultivo e transformação do bambu como alternativa sustentável para geração de renda na agricultura familiar, financiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Inclusão Social (MCTI/Secis).
12h00 às 13h30 – Pausa para almoço
13h30 às 14h30 – Palestra 4: “Aplicações alimentícias da farinha de Bambu”, com a Profa. Dra. Maria Teresa Clerici da Universidade Estadual de Campinas, na Faculdade de Engenharia de Alimentos, do Departamento de Tecnologia de Alimentos.
14h30 às 15h30 – Palestra 5: “Bambu: tratamento preservante, carvão de bambu e bambucreto”, com Prof. Dr. Antonio Ludovico Beraldo, professor titular aposentado da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri/ Unicamp)
15h30 às 15h45 – Café
15h45 às 17h00 – Lançamento do livro: “Bambu: Características e Aplicações na Construção Civil e Arquitetura”