Seminário de Agricultura, Abastecimento e Nutrição atraiu 250 pessoas

Por: Bia Negrão

O 1º Seminário de Agricultura, Abastecimento e Nutrição foi realizado na quarta-feira (31) no Teatro Municipal Teotônio Vilela. O evento contou com a participação de 250 pessoas, entre elas representantes do Ministério da Agricultura, do Governo do Estado de São Paulo, prefeitos e representantes de Prefeituras da região, além da vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, secretários municipais de Sorocaba e estudantes de cursos da área de alimentação.

 

Na ocasião foram apresentadas e discutidas as questões que envolvem a agricultura local, os pequenos produtores, a fiscalização nas três esferas (municipal, estadual e federal), a importância do selo que garante a qualidade e procedência dos produtos alimentícios comercializados. O principal objetivo do seminário foi a troca de experiências e a divulgação de como funciona os níveis municipal, estadual e federal na prática. “Vamos juntos, com certeza, através de todo esse conhecimento, fazer o diferencial para nossa região, para nosso estado e nosso país”, ressaltou o secretário de Abastecimento e Nutrição, Alexandre Hugo de Moraes.

 

A auditora fiscal do Ministério da Agricultura, Fernanda Mallet Soarez, explicou sobre a importância dos selos de referência, que permitem que os produtos sejam comercializados oficialmente, seja nos municípios ou em outros estados. “O SIM, que é o Sistema de Inspeção Municipal , garante a procedência do que é produzido no município, podendo assim ser comercializado. Sorocaba possui o SIM, mas há cidades que não possuem o órgão de fiscalização municipal, daí são inspecionadas pelo estado, nesse caso recebem o Selo de Inspeção Federal – SIF. A Inspeção Federal atua nos seguimentos estadual e também internacional, evitando a entrada de produtos clandestinos, sem registros”, destacou a auditora.

 

Foram abordados também assuntos como: “Doenças transmitidas por alimentos DTA”; “Ensaios Laboratoriais para detecção de agentes causadores de DTA” e “Tecnologia de ovos e derivados”. Os temas foram apresentados pelo Auditor Fiscal Federal Agropecuário – Laboratório de Microbiologia em Alimentos e Água, Yuri Feltrin; Pesquisador em Ciências Exatas e da Natureza – Laboratório de Microbiologia em Alimentos e Água, Amaury dos Santos e do Analista de Garantia de Qualidade AB Brasil, Vinícius Ferrão.

 

 

 

 

 

 

Tags: