Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/semana-mundial-do-brincar-tera-atividades-no-campolim/
Acessado em: 30/11/2025 - 10h04

Semana Mundial do Brincar terá atividades no Campolim

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Evento era para ter ocorrido na manhã do último domingo, mas foi adiado em razão da previsão de chuva

Papais e mamães poderão levar seus filhos na manhã desta quinta-feira (dia 26) para participar das atividades gratuitas da Semana Mundial do Brincar, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Quem for ao local, das 9h30 às 13h, poderá se divertir em brincadeiras, atividades do Pintura Solidária, pintura facial e apresentação musical, entre outras atividades.

Promovido pelo Núcleo Regional da Aliança pela Infância, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Criança e Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o tema deste ano da Semana Mundial do Brincar é “O brincar que encanta o lugar”. O objetivo do evento é disseminar a importância da prática do brincar livre e, sobretudo, criar oportunidades para que as crianças possam viver seu tempo.

De acordo com a Coordenadoria da Criança e Adolescente, o evento era para ter ocorrido na manhã do último domingo (dia 22), mas foi adiado em razão da previsão de chuva.

Os pequenos que forem ao Parque “Carlos Alberto de Souza” poderão participar, às 9h45, de uma atividade que vai brincar com os sons e com músicas do imaginário infantil, realizada por Dan Barros. Em seguida, às 10h30, Érica Maldonado fará uma oficina de música com o público infantil, utilizando “músicas de brincar”, que sensibilizam o ouvido, a palavra e o sentir das crianças. Além disso, a Associação dos Fissurados Lábio-Palatais de Sorocaba e Região (Afissore) levará brinquedos gigantes e dominó para a garotada se divertir ao ar livre.

Já às 12h, a Secretaria da Cultura (Secult) levará a apresentação “Adoletá” ao espaço. Nela, Simone Sil e Marco Correa se utilizam de cantigas, brincadeiras e contos do riquíssimo universo folclórico brasileiro e, com um repertório convidativo, provocam a interação dos pequenos de forma muito espontânea. “O Sertanejo e seu Conjunto Musical” e “História do Brinquinho de Ouro” são lendas que envolvem cantos e a sonorização executada por instrumentos percussivos ilustram a história, despertando o imaginário das crianças. Em outro momento, o público é convidado a participar, cantando e embalando com cantigas de roda, cirandas e brincadeiras sonoras.

As ações da Semana Mundial do Brincar também estão sendo promovidas em parceria com as secretarias de Esporte e Lazer (Semes), Meio Ambiente (Sema), Cultura e Educação (Sedu), além de entidades, escolas estaduais (Escola da Família) e particulares de Sorocaba, estas últimas integrantes do Programa Escolas do Bem.