Semana do Desenho começa na próxima 2ª
Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realiza na próxima semana, entre os dias 17 e 23, sua Semana do Desenho. A ação, desta vez, não será vinculada ao “The Big Draw” (O Grande Desenho), o maior festival de desenho livre do mundo, evento do qual Sorocaba participou por três anos consecutivos.
Neste ano, o evento faz um convite aos participantes por meio do tema “Um novo olhar…”. A ideia é que o sorocabano observe a cidade, a família, local de trabalho e toda a sociedade sob outras perspectivas. A intenção é que o público perceba que as visões precisam ser mudadas, reformulando valores, revendo crenças e atitudes, transcendendo preconceitos.
A Semana do Desenho não tem caráter competitivo e para participar não é preciso saber desenhar. O evento é direcionado para qualquer pessoa que goste de desenhar, assim como para aquelas que acham que não conseguem. Em Sorocaba vão participar escolas, instituições, empresas e entidades, entre outros segmentos.
As atividades são articuladas ainda pelas Secretarias Municipais de Educação (Sedu), Esporte e Lazer (Semes), Cultura (Secult), Saúde (SES), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Sema) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Conforme o FSS, as ações estão sendo pensadas de modo a incentivar pessoas de todas as idades a se conectar a um único objetivo: desenhar pelas inúmeras possibilidades que a atividade proporciona.
De acordo com o FSS, os desenhos poderão ser feitos com todo tipo de material, desde os tradicionais como guache e lápis de cor, até com elementos da natureza, como folhas secas, pedras e madeira, materiais reciclados ou envolver tecnologia e inovação. O que vale é a criatividade.
Em tom rosa
A Semana do Desenho também vai possibilitar aos participantes uma articulação com o Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Desenhar é uma ferramenta importante para o aprendizado, viabiliza a criatividade e nos conecta às nossas emoções. Para as crianças, o desenho desempenha um papel muito importante, pois revela a forma como ela enxerga o mundo. Já para os adultos, está ligado ao prazer e relaxamento. Desenhar, enfim, é uma das linguagens do pensamento, pois, ao desenhar, estimula-se o pensamento”, destaca a presidente do FSS, Maria Inês Moron Pannunzio.
O Fundo Social de Solidariedade ainda está recebendo inscrições de interessados em participar do evento, que é gratuito. Mais informações pelo telefone (15) 3238.2503.
Tags:Fundo Social, Semana do Desenho
