Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/semana-do-bebe-termina-com-diversas-atividades-na-praca-frei-barauna/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h08

Semana do Bebê termina com diversas atividades na Praça Frei Barauna

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br

O encerramento da 2ª Semana do Bebê – “Todos juntos pela Primeira Infância”, neste domingo (21), reuniu famílias, artistas e, especialmente, crianças de todas as idades que puderam curtir as atrações em uma tarde dedicada a elas. A Praça Frei Baraúna se tornou, por algumas horas, num verdadeiro jardim da infância com Pintura Facial, teatro, contação de histórias e apresentações musicais.

Por meio do Projeto Viva o Centro, da Secretaria da Cultura (Secult), as crianças também puderem aproveitar os jogos de mesa, como ping-pong, xadrez e pebolim.

Enquanto alguns desfrutavam das redes e almofadas colocadas à disposição, outros curtiram o espaço kids com jogos diversos e baú de leitura. A brincadeira, enfim, tomou conta do Centro da cidade.

Os adultos presentes voltaram a ser criança ao ouvirem as histórias e brincadeiras da contadora de histórias Vivian Catenacci,  as canções do grupo Adoletá e as performances do ‘Super hiper Mega Blaster’.

O encerramento da 2ª Semana do Bebê também teve um viés informativo. A Urbes – Trânsito e Transportes montou um stand do Programa “Meu Tesouro, Meu Bebê” alertando sobre a importância do uso da cadeirinha para transportar crianças em veículos e também para o uso correto do cinto de segurança em gestantes.

Por meio do Projeto “Uma Criança, uma árvore”, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) também montou um stand e forneceu mudas de árvores para os pais presentes, reforçando a questão da proteção do meio ambiente e a sensibilização das crianças com o cuidado em relação às árvores.

Em seu pronunciamento, a vice-prefeita e Secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, falou da importância da 2ª Semana do Bebê. “É um evento que coloca o foco sobre a importância dos cuidados na Primeira Infância. É preciso fazer um trabalho sólido em prol das crianças até seis anos de idade, visando garantir seu desenvolvimento integral. Crianças que tem esse direito negado ou violado podem sofrer consequências serias na vida adulta e, então, é correr atrás do prejuízo”, falou.

A 2ª Semana do bebê foi uma iniciativa do Comitê Municipal pela Primeira Infância, que reúne representantes do Poder Público, do Serviço de Acolhimento Institucional, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, das Universidades e Institutos de Ensino Superior (IES), e das entidades que atendem crianças com deficiências e Conselho Tutelar.

As atividades tiveram início às 14h e terminaram às 17h, com a dança circular, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade (FSS), e a apresentação da Trupé do Teatro.