A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), deu início, na manhã desta segunda-feira (3), à Semana do Meio Ambiente 2019 e à Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas. A solenidade de abertura, realizada na sede da secretaria, que fica na rua Santa Maria, 197, Vila Hortência, contou com a participação da Defesa Civil de Sorocaba, do Corpo de Bombeiros e da Patrulha Verde.
O objetivo da campanha é a conscientização da população sobre a importância ao combate às queimadas logo no início do foco, de forma precisa e eficiente, através do disque denúncia 193, além de alertar a população sobre os problemas provocados pelo fogo. A participação de todos, segundo a pasta, é fundamental para solucionar o problema das queimadas no município, principalmente nesta época do ano, que geralmente é seca e, o ato criminoso de atear fogo em terrenos baldios serão combatidos com severidade pela pela Prefeitura de Sorocaba. “O ato de jogar bituca de cigarro em terrenos com mato, pode causar graves consequências à população. Além do fogo que pode tirar vidas, a fumaça causa graves problemas pulmonares para aqueles que as inalam”, comenta o secretário da Sema, Jessé Loures.
Conforme o Secretário da Defesa Civil, coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, a Defesa Civil está preparada, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, a fazer o monitoramento dos pontos de incêndio para que a equipe do Corpo de Bombeiros e da Patrulha Verde cheguem o mais rápido possível para combater o fogo. “Conscientizando a população para que não provoquem incêndio em terrenos baldios, que traz uma ameaça ao patrimônio, as casas e, principalmente, as vidas de animais e dos cidadãos”, alerta o Secretário.
Esteve presente também, o tenente-coronel da Polícia Militar, comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, Miguel Ângelo de Campos, que lembrou que Sorocaba é pioneira em ação de combate ao incêndio em vegetação e pioneira em montar equipe de servidores municipais que são treinados e capacitados pelo Corpo de Bombeiros para combater o fogo. “Sorocaba está de parabéns por pensar a frente e continuar com a Patrulha Verde, capacitando os servidores municipais para agirem rápido ao combate ao fogo”, comenta o Coronel.
Quem pode participar do treinamento da Patrulha Verde, fornecido pelo Corpo de Bombeiros, foi o funcionário do Saae, Carlos Andrade, que destacou a importância da ação. “O trabalho é muito bom apesar de ser bastante cansativo, já que a Patrulha Verde é responsável em abater pequenos focos de incêndio”, comenta o funcionário. “Mas, ao mesmo tempo, é um prazer enorme pode ajudar os outros”, completa.
Muito Mais por Sorocaba!