Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sema-realiza-atividades-do-vivabelha-em-escola-estadual/
Acessado em: 20/01/2026 - 07h28

Sema realiza atividades do VivAbelha em escola estadual

Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

A equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou, nesta quinta-feira (26), atividades do projeto VivAbelha com os estudantes da Escola Estadual (EE) “Professor Salvador Ortega Fernandes”. Todos os alunos da unidade conheceram o papel das abelhas na conservação das espécies vegetais.

A ação é realizada em parceria com a empresa Kanjiko do Brasil. O objetivo é mostrar o papel da comunidade do entorno da escola para a conservação das espécies presentes no Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade (PNMCBio), que fica próximo à unidade de ensino e à empresa.

Para que os alunos compreendam a importância que têm na preservação e disseminem a ideia, no período da manhã a equipe da Sema realizou um bate-papo sobre a vida social das abelhas nativas sem ferrão, com cerca de 35 alunos do 4º e 5º ano. Os estudantes conheceram ainda colmeias do inseto e instalaram iscas para captura, que serão acompanhadas pelos próprios alunos. Na parte da tarde, os 30 alunos do 2º e 3º anos receberam as mesmas instruções.

Em uma segunda etapa do projeto, no dia 11 de novembro, a turma vai conhecer o Parque da Biodiversidade em uma visita monitorada. O passeio vai destacar a importância da Unidade de Conservação para as espécies nativas e para a população sorocabana. Os alunos ainda visitam o meliponário do Parque de modo a que fique mais fácil compreender as atividades que realizarão na escola.

No mês de dezembro, em data a ser definida, a empresa instalará um meliponário na escola. No espaço serão criadas abelhas sem ferrão e os alunos ficarão responsáveis por cuidar, manejar e ajudar a reproduzir não só as espécies, mas, principalmente, o conhecimento sobre esses insetos que facilitam e otimizam a recuperação dos ecossistemas nativos.