Ação ambiental ocorre nesta quinta-feira (dia 30), com a participação da comunidade local, numa Área de Preservação Permanente (APP) no bairro
Nesta quinta-feira (dia 30), das 9h30 às 10h e das 16h às 16h30, 200 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal “Prof. Basílio da Costa Daemon” participam de um plantio de 200 árvores de espécies nativas e frutíferas numa Área de Preservação Permanente (APP), localizada na Rua Ataliba Pontes, no Paineiras, próximo à unidade da rede municipal de ensino.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação ambiental integra a programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). O objetivo é envolver a comunidade do bairro no plantio, para que elas ajudem a cuidar das árvores e inibam o descarte irregular de resíduos neste local, melhorando a qualidade de vida da população por meio da arborização urbana.
As áreas públicas ganharão árvores de espécies como araçá, sangra d`água, ingá e jerivá. Todas as mudas utilizadas no plantio foram produzidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Projeto “Recomeçar – Plantando a Liberdade”, com a mão de obra de reeducandos do sistema prisional.
Para a ação, a Sema está providenciando a estrutura necessária, como a limpeza da área, preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, e utilização de tutores e insumos.
O plantio também faz parte do Projeto “Arboriza Sorocaba”, que atende a uma segunda etapa do Plano Municipal de Arborização Urbana e visa ao plantio de um milhão de árvores até 2018, de forma contínua, com qualidade e com a participação ativa da sociedade sorocabana. De 2009 até o momento, o Governo Municipal plantou quase 600 mil exemplares arbóreos em áreas públicas e doou mais de 132 mil mudas para o plantio em quintais ou calçadas, totalizando mais de 700 mil árvores.