Com o objetivo de chamar a atenção das crianças para a biodiversidade do rio Sorocaba e como cada um pode ajudar a preservar esse importante manancial, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) levaram na última quinta-feira (5) o projeto “Rio vai à Escola” a 130 alunos da E. M. “Prof. Leda Terezinha Borghesi Rodrigues”, no Jardim Ipanema Ville.
“Quisemos mostrar a eles que o rio está vivo e ele precisa da nossa ajuda. Que nós somos responsáveis por manter a vida desse rio cuidando bem do lixo da nossa caixa, sem deixar disperso nas calçadas e nas ruas, e cuidando das árvores, porque elas ajudam a proteger esse corpo d’água”, explica a educadora da Sema, Viviane Rachid.
As crianças participaram de um bate-papo, com projeção de imagens de peixes e aves que habitam o rio Sorocaba, e depois elas puderam observar alguns exemplares utilizando binóculos. A Sema também levou um exemplar taxidermizado de biguá, que é a ave pescadora. Ao final, a garotada ganhou uma pintura de um peixe na mão.
De acordo com Viviane, uma das turmas da escola já vinha trabalhando a questão do rio Sorocaba. “Eles mostraram um trabalho de desenhos e um texto coletivo das crianças sobre o rio, destacando o quanto ele está vivo e ele é nosso. Foi muito bacana”, finaliza.
Atualmente há registro de 53 espécies de peixes no rio Sorocaba. Algumas delas é possível encontrar em diferentes rios, córregos e lagos da cidade, inclusive no lago e no aquário do Parque da Água Vermelha, que está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221.6643 ou pelo e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br.