Atividades serão realizadas nesta sexta-feira (25), das 13h às 15h
Cerca de 150 crianças com até cinco anos de idade matriculadas no CEI 80 – “Professora Ana Rosa Judice Moreira Zanussi de Oliveira”, no Parque Vitória Régia, participarão gratuitamente nesta sexta-feira (dia 25), das 13h às 15h, de uma ação lúdica de Educação Ambiental para tratar sobe a questão da arborização urbana, com contação de história e oficina de pintura corporal.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a estratégia é trabalhar o tema com o público que ainda não tem idade para participar do plantio realizado no Parque “Amedeu Franciulli” na manhã desta quinta-feira (dia 24).
As sete turminhas do CEI 80 poderão ouvir o conto “Juca e a árvore”, de autoria de Carolina Barisson, funcionária da Secretaria do Meio Ambiente, que aborda a relação de um menino com uma árvore. Juca era um garoto que morava ao lado de uma praça e que todos os dias cuidava de uma pequena planta que havia ali. Um dia a planta cresceu e se tornou uma árvore grande e bonita, que presenteou o garoto e todas as pessoas do bairro com sombra, frutos, flores e ar puro.
Além disso, será realizada uma oficina de pintura corporal com todas as crianças. De acordo com Carolina Barisson, para cada faixa etária são utilizadas estratégias diferentes de conscientização. “Como eles são muito pequenos, adotamos a contação de história e a pintura corporal para tratar este tema. Fazemos de uma maneira bastante colorida para chamar a atenção delas”, explica.
O plantio no Parque “Amedeu Franciulli” está vinculado às ações socioambientais para articulação e mobilização social de atores e instituições no entorno de áreas verdes, como parques e praças da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população que reside nos arredores do parque e fomentar a utilização do espaço público para lazer e contemplação da natureza.
O “Amedeu Franciulli” também participa do Programa “Sorocaba Cidade da Biodiversidade”, com o Projeto “Refúgios da Biodiversidade”, que está em implantação nas margens do lago e do córrego presentes no parque. Os refúgios da biodiversidade são áreas estratégicas destinadas à restauração ecológica no ecossistema urbano, criando um ambiente adequado tanto para o desenvolvimento de espécies arbóreas quanto para a proteção e alimentação de exemplares da fauna que habitam estes locais.
O CEI 80 está localizado na rua João Scatena, s/nº, no Parque Vitória Régia.