Sema lança livro de pesquisas feitas no Parque da Biodiversidade
Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
Publicação reúne participação de 17 entidades e 74 pesquisadores
Com a participação de 17 instituições e 74 pesquisadores, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), lançou na tarde desta quinta-feira (dia 30) o livro “Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade: Pesquisas e Perspectivas Futuras”.
O evento contou com a participação do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, que destacou que a publicação é importante para quem vive a cidade. “Esse trabalho vai trazer gente para conhecer o parque, o trabalho realizado e mais pessoas para fazer pesquisas.”
O secretário do Meio Ambiente Clebson Aparecido Ribeiro destaca que o parque é um polo gerador de informações. Ele explica ainda que foram mil exemplares do livro que estarão disponíveis também nas unidades escolares, universidades e, em formato digital, no site: meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. “A maioria dos pesquisadores é de nossa cidade e isso mostra o comprometimento com a questão ambiental”, ressalta.
O evento ocorreu no próprio Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves”, localizado na Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
O livro, dividido em 21 capítulos, reúne pesquisas desenvolvidas na unidade de conservação nos últimos cinco anos sobre flora, fauna e a educação ambiental realizada no local. As informações vão nortear o planejamento e as tomadas de decisões realizadas pela Sema e pelo Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (CPNMCBio).
Ricamente ilustrada, a publicação conta com 21 capítulos e poderá ser amplamente utilizada pela população em geral e também para subsidiar políticas públicas, ações de educação ambiental e futuras pesquisas.
Durante o evento que contou ainda com a presença de pesquisadores, cada participante recebeu um exemplar da publicação.
Além da Sema, as universidades e instituições participantes são: Biométrica – Avaliações Biológicas e Manejo Ambiental, Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP) – Câmpus São Carlos, Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), Parque Tecnológico de Sorocaba, Instituto de Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Ideas), Instituto Federal de São Roque e Universidade de Sorocaba (Uniso).
Também contribuíram para esta importante publicação a Universidade Paulista (Unip) Câmpus Sorocaba, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Floresta Nacional de Ipanema (ICMBio), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Universidade de Coimbra, Universidade Estadual Paulista (Unesp) Câmpus Botucatu, Unesp Câmpus Sorocaba, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Câmpus Araras e UFSCar Câmpus Sorocaba.
Participaram ainda do evento o diretor de educação ambiental e coordenado da publicação, Welber Senteio Smith; o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai; presidente da Inova, Pedro Vial, e o chefe de gabinete do poder executivo, Marcel Stefano Marques da Silva e do gerente de assuntos governamentais da Toyota, Carlos Shigueo.
Tags:Livro, meioambiente, Parque da Biodiversidade
