Sema faz ações educativas de prevenção às queimadas e descarte correto de bitucas

Por: Secom Sorocaba

Na manhã desta sexta-feira (17), centenas de pessoas que passaram pelo Terminal São Paulo puderam conferir uma ação da Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas 2018. No local, as pessoas puderam conhecer algumas espécies de animais da região de Sorocaba que sofrem com os incêndios e também foram orientadas a como prevenir e ajudar a combater as queimadas na cidade.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade foi alusiva ao Dia Municipal de Controle à Poluição (14 de agosto). “O nosso intuito foi aproveitar a data e sensibilizar a população quanto aos problemas decorrentes da queimada não apenas para a saúde, mas também para o meio ambiente e, assim, diminuir os focos de incêndio”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

Como estratégia educativa, a Sema levou ao terminal uma exposição de animais taxidermizados (empalhados), como o lobo guará, o veado-catingueiro, tatu-galinha, lobo-guará, coruja-buraqueira e o tamanduá-bandeira. Um material informativo também foi distribuído às pessoas.

Para ajudar, a população deve fazer a sua parte denunciando uma ocorrência pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros) e também pelo 156. Os cidadãos também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada. Além disso, é muito importante os terrenos sejam mantidos limpos pelos proprietários.

 

Bitucas de cigarro

A Sema e a Poiato Recicla, empresa responsável pela reciclagem das bitucas de cigarro na cidade, também realizaram na manhã desta sexta-feira uma exposição no Terminal São Paulo, com objetivo de conscientizar as pessoas e assim reduzir ao máximo o descarte inadequado de bitucas de cigarro.

Quem passou pela exposição pode conhecer o trabalho da coleta seletiva na cidade e como deve ser descartado esse tipo de material, além de tirar algumas dúvidas sobre quais resíduos são reciclados. O público também foi informado sobre a poluição desses resíduos que atingem não apenas as ruas, mas também as águas dos rios e, por consequência, os oceanos.

Sorocaba conta atualmente com 130 caixas coletoras em vários pontos da cidade, como Paço Municipal, Casas do Cidadão, parques, terminais de ônibus, entre outros próprios municipais. A empresa responsável realiza a coleta semanal, assim como a limpeza e manutenção. Confira quais os espaços possuem as caixas coletoras de bituca: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/educacaoambiental/reciclagem-de-bitucas-de-cigarros/.

 

 

 

Tags: