Sema e Cetesb realizam fiscalização de emissão de fumaça em rodovia no Éden

Por: Gabriel Lara (Programa de estágio) - Supervisão: Letícia Campos

A Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), da Prefeitura de Sorocaba, trabalhou em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), nesta terça-feira (11), realizando avaliações de emissão de fumaça preta no bairro Éden. Os testes foram realizados em veículos movidos a diesel que passavam pela Avenida Independência, localizada no bairro.

A blitz da Cetesb esteve das 9h30 às 14h realizando os testes de opacidade em veículos pesados, como caminhões e ônibus, que passavam pelo local. Os mecânicos da companhia verificaram desde o funcionamento dos motores à densidade e cor da fumaça emitida pelos escapamentos.

“A necessidade de implementação de medidas para a efetiva redução das emissões de poluentes por veículos automotores deve ser efetiva na cidade de Sorocaba”, comenta Jessé Loures, secretário da Sema. “Todos devemos pensar na qualidade de ar nos grandes centros urbanos, que piora nesta época do ano, causando doenças pulmonares e poluição atmosférica”, completa.

A ação também contou com a participação da Urbes – Trânsito e Transporte e da Polícia Rodoviária, que trabalharam pela logística da operação, permitindo o desvio dos carros que eram liberados e a parada dos caminhões que precisavam ser verificados. A Polícia Militar completou as inspeções dos veículos, avaliando outros quesitos dentro de suas competências.

Marília de Oliveira Almeida Leme, chefe de Seção de Controle e Fiscalização Ambiental da Sema, que acompanhou a operação, explica que essas avaliações já acontecem há pelo menos 10 anos em Sorocaba e são necessárias neste período do ano em decorrência do baixo índice de chuva. A diminuição na umidade do ar aumenta proporcionalmente a concentração de gases poluentes.

“É necessário que os motoristas estejam em dia com a manutenção de seus veículos, por isso realizamos esta ação pelo menos duas vezes ano, geralmente no inverno”, conta Marília sobre a importância das avaliações, que estão sendo realizadas por todo o Estado de São Paulo.

Muito Mais Por Sorocaba!

Tags: