Com encontros presenciais, a proposta das atividades é estimular e orientar os participantes a potencializarem projetos sociais.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), realizou nesta quinta-feira (07), o treinamento das organizações inscritas no Selo Social de Sorocaba, com a proposta de orientar os participantes para estruturar um projeto social – transmitir a ideia para um documento escrito, detalhando suas atividades e, no passo seguinte, viabilizar a sua execução. O encontro aconteceu no Sorocaba Park Hotel, localizado na Rua Professor Joaquim Silva, 205, no Alto da Boa Vista.
O encontro teve a participação do chefe de seção da Kanjiko do Brasil, Fernando dos Santos, que doou aos participantes 100 kits de redutor de vazão de água e de Felipe Gonçalves, representante da Secretaria de Meio Ambiente, que explicou a necessidade e importância do dispositivo na redução do consumo de água. Já a capacitação dos participantes foi feita pelo orientador Mauro Soares, do Instituto Abaçaí.
São várias as estratégias para transmitir os conceitos de gestão de projetos, com principal foco no reconhecimento e integração das organizações, entre os quais treinamentos com todos os participantes, assessorias individuais, on-line e encontros vivenciais que serão realizados durante o programa, no qual os representantes do Instituto Abaçaí Brasil dialogam com os participantes, estimulando-os e incentivando o desenvolvimento de atividades em prol da comunidade local.
Carina Giunco, diretora técnica do Instituto Abaçaí Brasil, é uma das entusiastas desta fase. “Os encontros constituem um momento-chave de todo o processo, pois estão baseados na troca de experiências e na propagação do conhecimento, elementos essenciais para garantir a longevidade de qualquer iniciativa. As chances de sucesso aumentam quando são analisadas todas as variantes que podem afetar um projeto”, explica.
A mudança de postura também pode ser ilustrada pela expansão do Selo Social, que teve início em Santa Catarina e, num segundo momento, despertou o interesse de municípios paulistas, do Distrito Federal e Minas Gerais. Essa mobilização ganha cada vez mais forças e ultrapassa ainda mais fronteiras.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania e Participação Popular, é a anfitriã que coordena o Programa Selo Social no município, disponibilizando a infraestrutura, logística e rede de contatos para a realização do programa. Estando no quarto ciclo de Planejamento e Inovação e há 92 organizações inscritas para o ano de 2018.
O Programa do Selo Social conta com o patrocínio de empresas da cidade, como a Flex Ltda. (Flextronics), Grupo Dana Incorporated Brasil, Kanjiko do Brasil, Unimed Sorocaba, Sorocaba Park Hotel, ESAMC – Sorocaba e Self Midia -Mídia Digital Indoor, que possibilita toda a implementação do Programa.
Sobre o Selo Social
Empresas, entidades sociais e órgãos públicos –– podem se inscrever gratuitamente para participar da certificação do Selo Social. Mais informações em:www.selosocial.com[1].