Selo Social certifica 61 organizações em Sorocaba
Por: Marcelo Andrade
Uma grande festa, marcada pela emoção e também satisfação em atuar em prol de Sorocaba, marcou a noite de ontem na cerimônia de Certificação do Selo Social pelo articulador local a Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria da Cidadania e Participação Popular e pelo Instituto Abaçaí Brasil a 61 organizações envolvendo o Poder Público, Empresas e a Sociedade Civil de Sorocaba, em evento que aconteceu no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), com a presença do diretor-geral do Instituto Abaçaí Brasil, Aureo Giunco Jr.
O evento foi organizado pela Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid). O chefe do Gabinete do Poder Executivo, Carlos Mendonça representou o prefeito José Crespo na entrega dos certificados que contou ainda com a presença do deputado federal Jeferson Campos; do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Roberto Freitas; do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fábio Camargo, e do vereador Pastor Apolo. Também estiveram presentes a secretária de Cidadania e Participação Popular (Secid), Suélei Gonçalves; de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira; Educação (Sedu), André J. Gomes; Agricultura, Abastecimento e Nutrição (Seaban), Ubirajara Capellari
A abertura foi feita pelo coral Flex em Canto – um projeto desenvolvido pela empresa FLEX, que tem como objetivo viabilizar o entretenimento dos funcionários e, assim, otimizar o clima organizacional no ambiente de trabalho – e que emocionou o público presente.
No total foram 61 organizações certificadas, com 211 projetos sociais e 637 impactos sociais foram registrados nos projetos inscritos para as áreas de Meio Ambiente, Educação, Inclusão, Saúde, Política, Cultura, Economia e Urbanização. O número é recorde na cidade. Para se ter ideia da evolução, no ano anterior foram 436 impactos, ou seja, 201 impactos a mais.
O projeto atua em Sorocaba pelo 5° ano em parceria com a Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), dando condições para que os três setores pensem juntos e busquem a formalização de reconhecimento, parcerias, inovação e planejamento no sentido de trabalhar elementos ou programas sociais como ações prioritárias, que demostrem o seu compromisso, visando melhorar a qualidade de vida local.
“Em 2018, além de potencializar os resultados dos projetos anteriores, o 4º Ciclo trabalhou com o planejamento de forma integrada entre os setores”, disse Carina Giunco, presidente do Instituto Abaçai Brasil.
Para a validação dos impactos o Selo Social conta com um conselho local, e em Sorocaba esta composição foi fortalecida com o envolvimento de representantes dos três setores, sendo do Setor Público as secretarias de Cidadania e Participação Popular; Comunicação e Eventos; Educação; Abastecimento, Agricultura e Nutrição; e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. E, diante disso, a secretária de Cidadania e Participação Popular (Secid), Suélei Gonçalves; de Comunicação e Eventos (Secom), Eloy de Oliveira; Educação (Sedu), André J. Gomes; Agricultura, Abastecimento e Nutrição (Seaban), Ubirajara Capellari receberam certificados por suas respectivas pastas atuarem como conselheiras no desenvolvimento dos projetos. As demais pastas tiverem enviaram seus representantes.
Já no Setor Privado fizeram parte deste ciclo: ESAMC; MOB Eventos; Unniroyal; Atlanta Ind e Comercio; e D.A.R. Corretora de Seguros. E no Setor Social estavam envolvidos: Associação Comercial de Sorocaba – ACSO; Associação Antônio José Guarda – AJG; Centro Social São José; Casa Transitória André Luiz; e Associação SuperPalhaços.
O evento também homenageou com certificados os investidores da cidade neste ciclo do Selo Social, que são as empresas DANA, Unimed Sorocaba, Kanjiko, ESAMC, FLEX, Sorocaba Park Hotel e Sefmidia.
Para a secretária da Cidadania e Participação Popular e articuladora do programa, Suélei Gonçalves, o Selo Social é uma oportunidade de envolvimento dos três setores, fortalecendo os temas sociais propostos. “Hoje (quinta-feira) é um momento muito especial, de reconhecer as organizações e empresas engajadas, em iniciativas que trazem um ganho social grande para Sorocaba. A cada ciclo e a cada relatório que o Instituto Abaçaí Brasil nos apresenta, notamos um grande ganho, alinhado com o que a nossa secretaria e este governo propõem”, afirmou a secretária.
Tags:Cidadania
