Seleção sorocabana de handebol goleia a AABB/Bauru pela Lhesp
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
Meninas do adulto venceram por 30 a 18 e, com isso, mantêm a liderança da competição
A seleção sorocabana feminina – categoria adulto – mostrou novamente sua força na Liga de Handebol do Estado de São Paulo (Lhesp) ao golear a AABB/Bauru por 30 a 18, na tarde do último domingo (15), no Ginásio Poliesportivo Municipal Agostinho Fávaro, em Paulínia. Parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), e a ONG Inclusão Social, a equipe jogou pela quinta vez nessa competição. As meninas lideram a chave: somam 13 pontos, com quatro vitórias e uma derrota.
O poderio ofensivo, mais uma vez, contribuiu para o bom resultado das sorocabanas. O time acumula 145 gols em cinco jogos disputados (uma média de 29 por partida) e mantém-se como o melhor ataque da Lhesp. Contra a AABB/Bauru, o destaque individual foi a central Mariana Cordeiro, que, além de distribuir bem a bola às companheiras, anotou sete gols.
Embora as boas atuações sejam uma realidade, a auxiliar técnica Aline Rosas, a Pará, reconhece que o setor defensivo precisa melhorar na sequência do campeonato (foram 90 gols sofridos até o momento). Na chave, são 13 equipes ao todo, mas nem todas jogaram a mesma quantidade de partidas. Levando em conta apenas as sete que jogaram pelo menos quatro jogos, Sorocaba tem a segunda pior defesa.
“Devido ao nosso contra-ataque muito rápido, a gente acaba abrindo a defesa para roubar a bola. E quando tem algum erro de passe, aumenta a margem de gols que tomamos”, explica Pará. “Mas esta semana vamos treinar bastante para melhorar nesse aspecto e sofrer menos gols”, acrescenta.
O próximo compromisso das meninas na Lhesp é diante do Limeira Clube/Einstein/SEME, atual lanterna da competição. O jogo acontece no próximo domingo (22), às 16h30, no Centro Esportivo Rêmulo Zoppi, em Indaiatuba. No mesmo dia e local, as garotas do juvenil da seleção sorocabana de handebol feminino também voltam a atuar e enfrentam Itatiba, às 15h15.
Regulamento
Na categoria adulto, 13 equipes integram a chave. Dessas, as quatro melhores colocadas disputam a chamada Série Ouro da Lhesp. Em seguida, as equipes da 4ª à 8ª posição, são selecionadas para a Série Prata. Por último, do 9º ao 12º lugar, acontece a disputa da Série Bronze.
Na juvenil, a dinâmica é a mesma. O que muda, porém, é o fato de não haver a Série Bronze. Isso porque a chave da categoria é formada por apenas sete times.
