Meninas que representam Sorocaba perderam nas categorias adulto e juvenil
A terceira rodada da Liga de Handebol do Estado de São Paulo (LHESP) teve gosto amargo para a seleção sorocabana da modalidade, tanto na categoria adulto feminino quanto na juvenil feminino. Ambas as equipes foram derrotadas pelo SER Paulínia, por 30 a 18 e 19 a 2, respectivamente. As partidas aconteceram na manhã deste domingo (17), no Centro Esportivo e Recreativo Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Mogi Guaçú.
No adulto, a derrota para a equipe paulinense representou a quebra da invencibilidade das sorocabanas, que haviam vencido os dois primeiros jogos na competição. Com o revés, o time de Sorocaba, que liderava o campeonato, caiu para o segundo lugar, com sete pontos, atrás da Associação Jundiaí de Esportes. “Não conseguimos jogar como treinamos. No primeiro tempo imprimimos um ritmo forte, mas no segundo erramos muito e deixamos elas crescerem em cima desses erros”, explica a auxiliar técnica Aline Rosas, a Pará.
Ainda conforme Pará, o resultado negativo não pode ser tratado com desespero pelas atletas. “Jogamos com a equipe mais forte da competição, que é atual campeã. Os erros nos custaram caro, mas é início de trabalho. Serve de lição para os próximos jogos”, aponta.
Juvenil
Na categoria juvenil, com a goleada sofrida, o elenco acumula a segunda derrota consecutiva na Lhesp. Na opinião de Pará, os resultados adversos têm relação com a inexperiência das garotas, já que para muitas delas trata-se da primeira competição oficial. “A maioria das atletas tem de 13 a 16 anos. Apenas duas têm 18 anos, que é a idade limite. Mas vamos trabalhar bastante o psicológico delas e acredito que, com paciência, até o meio do ano podemos evoluir bastante e correr atrás do prejuízo”, comenta.
Após a derrota para o SER Paulínia, as sorocabanas caíram para o quarto lugar, com cinco pontos. Ainda assim, estão a apenas dois pontos do Projeto Gol de Apoio/ABHB/SMELT Botucatu, que lidera a chave da categoria. “Nós acreditamos muito nas meninas, e não vamos deixar elas se abaterem com as derrotas”, enfatiza Pará.
Próxima rodada indefinida
Por enquanto ainda não se sabe quando e quem serão as próximas adversárias da seleção sorocabana de handebol feminino adulto e juvenil. A tabela ainda não foi atualizada no site da Lhesp (http://lhesp.com.br[1]).
A equipe de Sorocaba é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Semes), e a ONG Qualidade de Vida e Inclusão Social.
Regulamento
Na categoria adulto, 12 equipes integram a chave. Dessas, as quatro melhores colocadas disputam a chamada Série Ouro da Lhesp. Em seguida, as equipes da 4ª à 8ª posição, são selecionadas para a Série Prata. Por último, do 9º ao 12º lugar, acontece a disputa da Série Bronze.
Na juvenil, a dinâmica é a mesma. O que muda, no entanto, é o fato de não haver a Série Bronze. Isso porque a chave da categoria é formada por apenas sete times.