Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/seja-digital-e-prefeitura-de-sorocaba-firmam-parceria/
Acessado em: 21/01/2026 - 15h38

Seja Digital e Prefeitura de Sorocaba firmam parceria

Por: Secom

Capacitação de servidores ajudará a informar a população sobre a mudança do sinal de TV. Sinal analógico será desligado na região no dia 29 de novembro.

Na tarde desta sexta-feira, 15, Jaqueline Lilian Barcelos Coutinho, prefeita de Sorocaba, assinou o Termo de Cooperação com a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela operação da migração do sinal de TV no Brasil. O objetivo da parceria é orientar os servidores municipais para levar informação à população sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 29 de novembro na cidade de Sorocaba e em mais 84 municípios da região de Campinas. Após essa data, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital nessas localidades.

“O nosso trabalho tem como objetivo fazer com que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue a toda população, para que todos possam se preparar para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com qualidade de som e imagem, semelhantes à de cinema, gratuitamente. Não vamos deixar ninguém para trás”, afirma Andreia Marques, gerente regional da Seja Digital em Campinas.

A parceria prevê a capacitação de servidores municipais para que atuem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação e orientação à população sobre o que deve ser feito para ter acesso ao sinal digital. Os servidores também darão orientação às famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e Carteira do Idoso, entre outros) sobre a distribuição de kits gratuitos. Mais de 525 mil kits (com antena digital e conversor com controle remoto) serão distribuídos na região de Campinas, sendo mais de 35 mil kits somente na cidade de Sorocaba.

“Com essa parceria, vamos proporcionar a milhares de sorocabanos a possibilidade de migrar da TV analógica para a digital, garantindo a inclusão de nossos cidadãos nesse novo ambiente. Trata-se de uma ação social muito relevante para a cidade, que conta com importantes canais de televisão, inclusive com geração local. Somos um governo de inclusão. Trabalhamos para incluir pessoas, e com o sinal digital não poderia ser diferente”, afirmou a prefeita Jaqueline.

Para saber se tem direito ao kit gratuito e agendar a retirada dos equipamentos em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 com NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit.

Sobre a entrega em Sorocaba

Segundo Paulo Henrique Soranz, Secretário de Igualdade e Assistência Social, a entrega dos kits em Sorocaba já está acontecendo, e agora será intensificada com a participação da prefeitura. “A recomendação é que o cidadão procure o CRAS mais próximo da sua casa. Lá a pessoa fará o agendamento para retirada do kit que, a princípio, será na agência central dos correios”, diz ele, esclarecendo que isso pode mudar a depender do movimento. Também será disponibilizado um número de telefone para quem quiser fazer o agendamento por esse meio.

“A partir de segunda começa todo esse movimento pra quem em menos de sessenta dias consigamos entregar mais de trinta mil kits, mas a organização terá adaptações ao longo do caminho”, afirma. A SejaDigital capacitará algumas pessoas em cada comunidade para a instalação dos aparelhos. Além disso, haverá uma série de atividades culturais e de comunicação pra divulgar o projeto e explicar quem tem direito ao kit, porquê o sinal analógico será desligado, dentre outros.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.