Sehab recebe documentos de famílias para o “Altos do Ipanema 2”

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), está recebendo a documentação das famílias reconvocadas e sorteadas para ocupação dos 2.156 apartamentos do residencial Altos do Ipanema 2. O empreendimento fica no quilômetro 3,8 da rodovia Emerenciano Prestes de Barros (SP-97), que liga Sorocaba a Porto Feliz.

Até quinta-feira (5), estão sendo chamadas 159 famílias que apresentam renda mensal bruta de até R$ 1.800. Isso por conta da alteração do valor bruto da renda familiar, por parte do Ministério das Cidades, que antes era de até R$ 1.600.

É o caso da Thais Rosa Marques, 28 anos, que no momento está a procura de emprego e esteve na manhã desta terça-feira (03) na sede descentralizada da Sehab. “É mais uma oportunidade para a gente sair do aluguel”, conta. Ela estava acompanhada do marido, o polidor David Amorim Lopes, 26 anos. “É bom sair do aluguel, né. Ainda mais nesta crise e a gente não consegue financiamento”, afirma David.

Quem também procurou a unidade da Sehab foi a auxiliar de educação Daniela Aparecida Otacílio, 34 anos. “Moro de aluguel há 10 anos. Só que a minha renda familiar aumentou, porque meu marido agora, felizmente, está empregado. Mas já estou cadastrada caso surja outro programa habitacional, para quem tem renda maior”, comenta Daniela.

Sexta-feira

A partir desta sexta-feira (6) começam a ser atendidas as 2.123 famílias “ausentes”. A princípio foram sorteadas 3.862 famílias e, destas, 1.739 apresentaram documentação. A relação de nomes pode ser conferida na edição do jornal do “Município de Sorocaba”, do dia 29 de abril, ou no site www.sorocaba.sp.gov.br/nossacasa.

Na mesma relação consta o horário que as famílias devem comparecer e a documentação a ser entregue na unidade descentralizada da Sehab, que fica na avenida Afonso Vergueiro, 1.238 (antigo CEI 16), próximo a Praça da Bandeira. Também haverá atendimento no sábado (7). É fundamental que todos os sorteados, não só do “Altos do Ipanema 2” como de outros programas habitacionais, acompanhem o Jornal do Município e o site do programa Nossa Casa.

Toda a documentação entregue será analisada pela Caixa Econômica Federal (CEF), que é o agente financiador. Os apartamentos têm 47 m², divididos em sala, cozinha, banheiro e dois quartos, além de vaga de garagem. Cerca de 94% do valor do imóvel é subsidiado pelos governos Federal (Minha Casa Minha Vida) e Estadual (Casa Paulista). A diferença fica por conta do proprietário, que quita a dívida em parcelas mensais correspondentes a até 5% da renda familiar, ao longo de dez anos.

 

Tags:,