Sehab realiza reunião para contemplados do “Viver Melhor”

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br

Os beneficiários do Residencial “Viver Melhor” estão participando esta semana de reuniões socioeducativas, convocadas pela Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab). Os encontros, em horários pré-determinados, começaram na última segunda-feira (25) e prosseguem até esta quarta-feira (27), no auditório da biblioteca municipal “José Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista.

A convocação com a listagem de dias e horários de atendimento foi publicada no jornal oficial “Município de Sorocaba” na última sexta-feira (22). Os programas habitacionais do “Minha Casa Minha Vida”, como é o caso do Residencial “Viver Melhor”, exigem a contratação de empresa para a realização de um projeto técnico social. No caso do “Viver Melhor” esse atendimento é realizado por uma equipe de assistentes sociais da empresa GAB – engenharia Ltda, contratada por meio de licitação.

A assistente social Ana Cecília Ferreira abre cada reunião dando as boas vindas e promove uma dinâmica para que os vizinhos comecem a se conhecer. Cada participante é convidado a falar o primeiro nome e um adjetivo que o defina. Assim vão se apresentando: Lurdes alegre, João feliz, Ana lutadora e outros. Sônia Milese de Souza, 65 anos, arrancou risos dos presentes ao se apresentar como “Sônia limpa”. “Eu gosto de limpeza e organização, pretendo ajudar a manter tudo em ordem”, explicou.

Na reunião das 09h30 desta terça-feira (26), o adjetivo mais usado foi amigo (a). “Isso é muito bom, quando há essa predisposição para amizade, facilita muito a vida em grupo”, comenta a assistente. Muitos munícipes nunca moraram em sistema de condomínio, por isso, as assistentes explicaram detalhadamente o conceito, a legislação e os direitos de deveres de cada condômino. Elas vão acompanhar os moradores durante toda essa fase que antecede à mudança e ainda 12 meses após a instalação.

“Seremos parceiras, pessoas facilitadoras para ajudar esclarecer dúvidas e resolver pequenos conflitos que possam surgir pelo caminho”, explica a assistente Maressa Flávia de Azevedo. O Residencial “Viver Melhor” é dividido em 3 condomínios: Viver Melhor I, II e III e conta com o total de 416 apartamentos.

Nesta etapa de reuniões ainda são escolhidos os representantes de cada bloco, há eleição de uma comissão para compor a Brigada de Emergência e são discutidas propostas para administrar o condomínio. A auxiliar de limpeza Denise Moraes de Araújo, 36 anos, vai morar com os dois filhos, de 7 e de 12 anos. “É muito importante saber que existem pessoas entre nós que estão preocupadas com questões importantes, como a nossa segurança”, comentou.

Em agosto haverá uma assembleia geral para a escolha do síndico, adianta a Sehab. O papel dele e a importância do cargo estão sendo detalhados nas reuniões. No final dos encontros, os moradores são orientados a acompanhar todas as publicações do jornal “Município de Sorocaba”, para saberem as datas das próximas reuniões socioeducativas.

Tags:,