A Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) publica nesta sexta-feira (22), no Jornal “Município de Sorocaba”, nova listagem com o nome de 1.916 pessoas excluídas do Programa Habitacional Jardim Altos do Ipanema (conhecido como Altos do Ipanema II). Esses candidatos foram sorteados na primeira fase do empreendimento, em 2015, e não atenderam às convocações realizadas pela Sehab, para prosseguimento do processo. Essas vagas vem sendo preenchidas de acordo com cadastro reserva.
Os sorteados do “Altos do Ipanema II”, tanto da fase de 2015 como os sorteados em 29 de junho (vagas remanescentes) participaram de entrevista social e preencheram o cadastro Único do Governo Federal. Agora, aguardam pela análise da Caixa Econômica Federal, que é a instituição financiadora dos 2.160 apartamentos desse projeto e gestora oficial do Sistema de Tratamento de Arquivos Habitacionais (Sitah).
O banco cruza todos os dados passados pelo beneficiário com outros cadastros do governo, como o do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de outros programas sociais. Tudo isso para garantir que somente sejam atendidas pessoas de baixa renda e que não tem outro imóvel em seu nome, esclarece a Sehab.
Todos os beneficiários devem ficar atentos às publicações oficiais, tanto no jornal do município como no site habitacao.sorocaba.sp.gov.br, a fim de não perder os prazos e ser excluído do programa.
Os apartamentos
Os apartamentos do Programa Habitacional Jardim Altos do Ipanema têm 47 m², divididos em sala, cozinha, banheiro e dois quartos, além de vaga de garagem. Cerca de 94% do valor do imóvel é subsidiado pelos governos Federal (Minha Casa Minha Vida) e Estadual (Casa Paulista). A diferença fica por conta do proprietário, que quita a dívida em parcelas mensais correspondentes a até 5% da renda familiar, ao longo de dez anos.