Sehab chama sorteados do ‘Parque da Mata’ para orientação na escolha de apartamentos
Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
O grupo de habilitados à ocupação do residencial Parque da Mata, localizado no bairro Caguaçu – região do Jardim Maria Eugênia, na Zona Norte de Sorocaba, está sendo chamado pela Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) para que participe, no próximo dia 15 de outubro, de uma reunião de orientação para o sorteio de localização dos imóveis.
O evento ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes (rua Duarte da Costa, 50 – Vila Hortência), a partir das 19h. São 464 pessoas que constituem a lista de titulares e suplentes, para ocupação de um total de 320 apartamentos.
Os contemplados poderão escolher qual espaço ocuparão até o final deste ano. O ‘Parque da Mata’ terá vinte blocos com dezesseis apartamentos cada. Cada pavimento possui quatro apartamentos. As unidades habitacionais são compostas por seis cômodos, sendo cozinha (4,75 m²) conjugada com área de serviço (2,42 m²), sala (11,16 m²), dois dormitórios (7,68 m²) e um banheiro (4,10 m²). Contém ainda um hall de entrada (2,28 m²) e área de circulação (2,65 m²).
Dez unidades são destinadas a portadores de deficiência, com banheiros adaptados, distribuídos nos térreos de dez blocos. O empreendimento conta também com portaria, salão de festas e quadra social, além de vias internas pavimentadas, com espaço de estacionamento.
O encontro promovido pela Secretaria da Habitação tem caráter socioeducativo, pois além de explicitar aos sorteados os mecanismos que regem a escolha, facilitam a socialização entre os futuros moradores.
“É neste momento que as famílias podem esclarecer todas as dúvidas quanto à escolha do imóvel, o uso coletivo dos espaços, as regras de convivência e, ainda, compreender o conceito de condomínio”, explicou a chefe da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Sociohabitacional, Bianca Marchesin Bottosso.
Segundo critérios do programa habitacional de Sorocaba, os primeiros a escolher as unidades são as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, ou aquelas cujo núcleo familiar possui alguém nesta condição. Em seguida, vêm os idosos ou as famílias que têm pessoas dessa faixa etária, depois o grupo que declarou ter algum membro familiar com mobilidade reduzida e, finalmente, os demais candidatos.
Escolha
O processo de escolha dos apartamentos está marcado para o dia 17 de outubro, e tem início às 8h, no local do empreendimento. A ação é composta de uma visitação espontânea dos espaços para, em seguida, serem definidos os moradores pelos critérios e, assim, passar ao sorteio das demais unidades.
Outro mecanismo que integra o processo de destinação dos imóveis diz respeito à educação para a convivência coletiva num mesmo espaço. Assim, até a entrega das chaves, os moradores participarão de encontros para conhecer e compreender o sistema de moradia em condomínio, seus direitos e responsabilidades.
Tags:Habitação
