Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/segundo-centro-operacional-e-inaugurado-pela-prefeitura/
Acessado em: 17/01/2026 - 19h21

Segundo Centro Operacional é inaugurado pela Prefeitura

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A Prefeitura de Sorocaba inaugurou na tarde desta segunda-feira (30) seu ‘Centro Operacional 2’, que concentrará, atividades das Secretarias de Serviços Públicos (Serp) e de Meio Ambiente (Sema). Localizado no Jardim do Paço, próximo ao Fórum, o Centro Operacional tem 18.000m2 de área total, com 1.350m2 de área construída.

Falando em nome do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, o secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, destacou que o novo espaço descentraliza alguns serviços da Prefeitura, que ficam estrategicamente localizados para atender melhor a população. Lembrou ainda que praticamente toda a estrutura do novo espaço foi construída com materiais reciclados e o serviço executado por reeducandos. “Temos de reconhecer o trabalho dos reeducandos, que são parceiros da administração nas mais variadas frentes de trabalho. Temos de reconhecer o trabalho dos funcionários da Serp para a cidade”, afirmou o secretário.

Já o secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, lembrou que o novo espaço veio em boa hora, pois o ‘Centro Operacional 1’, que fica no Barcelona, já estava pequeno e não comportava mais todos os equipamentos e máquinas. “Além disso tem a questão da logística, porque quando precisava atender uma ocorrência ou serviço na Zona Norte, por exemplo, demandava um tempo muito maior, além dos custos de deslocamento de máquinas e caminhões. Agora estamos buscando a implantação de um terceiro Centro Operacional na Zona Norte, descentralizando ainda mais esses serviços”, justificou.

Por sua vez, o secretário de Meio Ambiente, Clebson Aparecido Ribeiro, destacou a economia que a Prefeitura fará, uma vez que a Sema transferiu para o Centro Operacional 2 toda a Seção de Arborização, Manejo e Recuperação Ambiental. Antes, essa repartição funcionava em espaço alugado pela Prefeitura. “Com materiais reciclados, foi construído um galpão com almoxarifado para abrigar os seis funcionários e outros três reeducandos, além de todas as ferramentas, máquinas e equipamentos da Secretaria”, revelou.

O espaço destinado à Serp abrigará oito funcionários e seis reeducandos, além de máquinas, caminhões e equipamentos utilizados em atividades como manutenção de estradas vicinais e vias de terra, corte e poda de árvores, roçagem e limpeza de terrenos baldios, manutenção dos ecopontos, além de ocorrências emergenciais como queda de árvores em vendavais e enchentes, entre outros serviços.

Além de funcionários das Secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente, e de outras Pastas, participaram ainda da solenidade de inauguração do segundo Centro Operacional da Prefeitura, o secretário de Esportes e Lazer, Francisco Moko Yabiku, e os vereadores Waldecir Morelly, Muri de Brigadeiro e Wanderley Diogo.