Segunda fase da Campanha de Vacinação contra o HPV é encerrada
Sorocaba não atingiu a meta de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde; doses da vacina continuam disponíveis nas UBSs da cidade
Terminou na última quinta-feira (30) a segunda fase da Campanha de Vacinação contra o HPV. Sorocaba não atingiu a meta de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde, que era vacinar pelo menos 80% da população-alvo. Entre os dias 1º de setembro e 29 de outubro, 6.799 meninas de 11 a 13 anos foram imunizadas na cidade, o que representa 46,81% do total (14.524 garotas).
A chefe da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), Renata Guida Caldeira, informa que as doses da vacina continuam disponíveis em todas as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário normal de funcionamento de cada uma delas. “Meninas de 11, 12 e 13 anos podem tomar a primeira dose da vacina contra o HPV. Meninas que já iniciaram a vacinação poderão receber a segunda dose mesmo que já tenham completado 14 anos”, orienta Renata. “A menina só ficará protegida contra o vírus HPV, um dos causadores do câncer do colo do útero, se tomar a segunda dose da vacina”, completa.
Qualquer dúvida pode ser esclarecida na VE Sorocaba, pelo telefone 3339-9232, ramal 9281.
Vacinação para grávidas
A vacinação “2 em 1” para grávidas entre a 27ª e a 36ª semana de gestação teve início na manhã desta segunda-feira (3). A nova vacina acelular, que passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação, além de proteger grávidas e fetos contra difteria e tétano, também imuniza contra a coqueluche, doença que apresenta um alto índice de letalidade, principalmente em crianças com até dois meses de vida.
As doses estão disponíveis em todas as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba, durante horário normal de funcionamento de cada uma delas. Trabalhadores de saúde (profissionais médicos e de enfermagem) envolvidos no atendimento ao parto e cuidados com o recém-nascido também devem ser imunizados.
Tags:Saúde, Saúde, Vacina, Vacina
