Segunda fase da campanha contra a gripe está em andamento

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

 

Procura por vacinas nas unidades foi intensa nesta segunda-feira

A segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início nesta segunda-feira (9) nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba e no Serviço de Atendimento Municipal Especializado (Same). De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Secretaria da Saúde (SES), Renata Guida Caldeira, em geral, a procura por vacinas foi intensa durante o dia. A previsão é que um novo balanço de atualização do número de doses aplicadas seja divulgado ainda esta semana.

A atual etapa da ação é destinada também às pessoas que apresentam doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais (ver arquivo em anexo), profissionais da saúde que atuam em laboratórios, ambulatórios e clínicas, além de detentos, funcionários do sistema prisional e jovens sob medidas socioeducativas. Se o grupo da segunda fase for somado aos componentes da primeira, o número total de indivíduos potencialmente alvo da campanha chega a 168,6 mil.

Segunda-feira

Segundo Renata, algumas UBSs (Cerrado, Wannel Ville, Márcia Mendes, Sorocaba I, Lopes de Oliveira, Santana e Nova Sorocaba) registraram falta de vacinas na manhã desta segunda-feira (9). A situação, porém, foi normalizada à tarde. Isso porque a SES repassou mil doses adicionais às UBSs Cerrado, Wannel Ville, Márcia Mendes, Sorocaba I, Lopes de Oliveira e Santana, e 500 à UBS Nova Sorocaba.

No caso da UBS Cerrado, as doses chegaram à unidade por volta das 13h30. Em seguida, houve distribuição de senhas para imunização. O coordenador de Regionais da SES, Fábio Venning, reconhece que, por conta da demanda elevada, combinado ao horário de fechamento da unidade (17h), foi recomendado que algumas pessoas voltem à unidade nesta terça-feira (10). “A gente orienta que os munícipes cheguem cedo a fim de receber a vacina. Até porque não podemos estender o horário de funcionamento das unidades”, completa.

Ao longo desta semana, 54 mil novas doses serão entregue nos locais de vacinação. Conforme Renata, a DVE não tem medido esforços e, assim que recebe solicitação das UBSs, tem procurado abastecer a unidade com mais vacinas o mais rápido possível. Venning acrescenta que não deve haver corre-corre às UBSs, uma vez que a campanha prossegue até 20 de maio.

Mais público

O público-alvo da primeira fase ainda pode ter acesso à imunização contra o vírus Influenza. São eles idosos, crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais, unidades de urgência e emergência (Pronto-Atendimentos – PAs, Pronto-Socorros – PSs, Unidade de Pronto-Atendimento – UPA e Unidades Pré-Hospitalares – UPHs) e UBSs.

Renata lembra a pessoa deve apresentar a carteira de vacinação no ato da imunização. Quem tem comorbidade é preciso levar ainda receita médica ou identificação de medicamento usado em tratamento recente (no máximo um ano atrás).

Os últimos dados divulgados pela DVE/SES dão conta de que 65.988 doses foram aplicadas de 30 de abril a 4 de maio, o que representa cobertura de 52,2% dos que compõem a primeira fase da ação (confira a relação detalhada em anexo). A meta é vacinar durante a campanha, que prossegue até o dia 20 de maio, 80% do público-alvo.

3-previa-influenza1 grupos-prioritarios-para-vacinaco-de-influenza1

 

 

Tags:,