Sedu realiza evento para lembrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Na ocasião também será celebrado o sexto aniversário do Centro de Referência em Educação “Dom José Lambert”

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) realiza nesta segunda-feira (21) evento para lembrar o Dia Nacional de Luta Das Pessoas com Deficiência. Além disso, o evento vai celebrar o sexto aniversário do Centro de Referência em Educação “Dom José Lambert”.

O evento é destinado a pessoas com deficiência, estudantes e profissionais que trabalhem na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, instituições parceiras, universidades, conselhos, e demais interessados. A Divisão de Educação Especial da Sedu abriu 120 inscrições, que foram completadas.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. A data foi oficializada por meio da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Como uma forma de fortalecer a rede de atenção aos alunos com deficiência no município de Sorocaba, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, será exibido o documentário “Da invisibilidade à Cidadania: os caminhos da pessoa com deficiência”, produzido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, com coprodução da TV Cultura e da Produtora Gatacine, lançado no final de 2014. O documentário tem duração de 50 minutos e conta um pouco sobre a história do movimento social e político das pessoas com deficiência em defesa de seus direitos no Brasil, tendo como foco as memórias de militantes e lideranças atuantes desde meados de 1981 – ano proclamado pela ONU como Ano Internacional das Pessoas Deficientes (AIPD).

Vinte ativistas que participaram efetivamente do movimento, contam a história. Entre eles está a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella. O objetivo do documentário é trazer ao conhecimento público a existência do movimento das pessoas com deficiência, além de servir como referencial aos pesquisadores, aos novos ativistas e ao público em geral uma perspectiva histórica do movimento das pessoas com deficiência.

Em sequência à exibição do documentário, será proposta uma roda de conversa sobre o tema com convidados. (veja a programação abaixo)

 

Programação:

  • 8h30 – Credenciamento e café
  • 9h15 – Abertura com equipe da Divisão de Educação Especial
  • 9h30 – Exibição do documentário “Da invisibilidade à Cidadania: os caminhos da pessoa com deficiência”
  • 10h20 – Mesa Redonda.

– Sandra Mara de Moraes – Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Sorocaba/SP.

– Fernanda Abrami Monteiro Silva- Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – Sorocaba/SP.

– Katia Regina Moreno Caiado – Professora Doutora em Educação da UFSCar – Campus Sorocaba.

– Rafael Públio – Responsável pela área de empregabilidade da Deputada Federal Mara Gabrilli.

  • 12h30 – Encerramento da celebração do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência e do 6º aniversário do Centro de Referência em Educação “Dom José Lambert”.

 

Tags: