Sedu realiza apresentação técnica do Sistema de Ensino Sesi para todos os professores da rede municipal
Por: Bruno Rodrigues
A Secretaria da Educação (Sedu) realizou nesta segunda-feira (4), uma apresentação técnica sobre o Sistema de Ensino Sesi para todos os professores da rede municipal. O evento foi divido em dois turnos, contando com cerca de 1.300 professores de manhã e mais 1.300 à tarde. Participaram também orientadores pedagógicos e supervisores de ensino.
Além das instruções técnicas, a Sedu realizou uma cerimônia de boas-vindas e apresentou a data das formações que serão conduzidas ao longo do ano letivo. O secretário da Educação, André J. Gomes, explica sobre a importância deste evento. “Pela primeira vez na história da Secretaria da Educação, foram reunidos todos os professores num mesmo espaço para uma apresentação técnica sobre um determinado assunto. Este evento é fundamental para direcionar nossos professores a respeito do uso dos materiais e orientação das datas para as formações continuadas ao longo do ano”, disse o secretário.
A professora da rede municipal, Katiucia Regina Corrêa Almeida, destaca alguns benefícios que o sistema do Sesi trará aos professores. “Contar com um material que tenha alinhamento e sequência didática contribui com um bom andamento das atividades durante o ano letivo para os professores, pois os conteúdos não ficam soltos e nós teremos um norte para seguir independente de qual unidade municipal o aluno venha”, explica a professora.
Ao adotar este sistema, a Secretaria da Educação (Sedu) promoverá um alinhamento pedagógico que atualmente não existe com os títulos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Até 2018, cada unidade escolhia os livros com os quais trabalharia durante o ano. Segundo o secretário André, isso prejudica os alunos que mudam de escola ao longo do ano letivo. “Durante a transferência escolar, um estudante transferido de uma escola para outra perde a sequência do material utilizado. Com o Sistema Sesi, os livros didáticos estarão alinhados em todas as unidades, trazendo equidade às nossas crianças”, explica o secretário.
Outro importante motivo para a adoção do Sistema de Ensino do Sesi é o fato de atender 14 mil alunos de Pré 1 e Pré 2, turmas que o PNLD não atendia. Além dos livros, o Sistema de Ensino Sesi vem com formação continuada, presencial, para todos os diretores, vice-diretores, orientadores pedagógicos e professores. Também conta com um processo de monitoramento, acompanhamento e avaliação do ensino-aprendizagem, além de um canal online para esclarecer dúvidas dos docentes em tempo real.
Muito mais por Sorocaba!
Tags:Educação
