Sedu mantém parceria com a IBM para 2016

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Iniciativa visa unir esforços para o desenvolvimento de projetos educativos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), vai manter a parceria em 2016, com a IBM Brasil Ltda. Na manhã desta sexta-feira (18) representantes da empresa se reuniram com o secretário da Educação, Flaviano Agostinho de Lima. A parceria visa unir esforços para o desenvolvimento de projetos educativos.

 “Nós temos, por exemplo, o apoio nas ações da Sedu, como no ‘Sorocaba Colaborativa’”, explica Flaviano. O ‘Sorocaba Colaborativa’ foi um concurso para buscar ideias para transformar a cidade em um lugar melhor para se viver. Foram escolhidas 12 propostas e o evento mobilizou 987 pessoas, sobretudo, alunos do Ensino Médio da Rede Municipal, que enviaram 149 propostas ou opinaram sobre as sugestões apresentadas.

A diretora de Cidadania da IBM, Alcely Strutz Barroso, disse que a parceria é fruto de um trabalho de melhoria da Educação. “Para nós é um prazer muito grande ver o comprometimento da Secretaria da Educação no planejamento e na tentativa de melhorar e levar ao cidadão algo que vai mudar a sua vida”, coloca.

O secretário da Educação, Flaviano Agostinho de Lima, destaca que a parceria não tem custo para a Prefeitura. “É um trabalho em que a IBM se preocupa com a nossa cultura, com a nossa realidade, com a nossa necessidade e de maneira gratuita. É uma troca de competências e conhecimento.”

A IBM, como empresa, tem procurado parcerias com os governos. “A IBM traz o que tem de melhor: tecnologia, serviços, o conhecimento dos seus funcionários e agrega ao conhecimento local de atender o cidadão”, afirma Alcely.

Também participaram da reunião, a gerente de Projeto Cidadania Corporativa da IBM, Ana Claudia Figueiredo, e a assessora técnica da Secretaria da Educação, Jéssica Pedrosa.

Parceria de sucesso

A parceria com a empresa IBM começou em 2013. Naquele ano, a Sedu recebeu a doação de 32 equipamentos de informática Kidsmart, destinados aos alunos de pré-escolas e ou creches da rede municipal. O objetivo é o fomento à inclusão digital da criança em idade pré-escolar, por meio da implantação da solução Kidsmart, que é composta de: Software Interativo (CD The Best of Edmark), hardware Lenovo acoplado a um móvel de plástico e móvel de plástico da Marca Litle Tikes.

Nos dias 02, 03 e 04 de setembro de 2014, mediante o Programa Escola Digital, a Sedu realizou capacitação com a Consultora Educacional da IBM, Joyce Prado, destinada aos professores das unidades escolares, que receberam os equipamentos e lecionam para alunos na idade escolar de 03 a 06 anos. A O ‘Anima Escola’ é outro projeto que conta com o apoio da IBM. Leva a linguagem da animação para as escolas. A iniciativa foi criada pelo Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil. Desde a primeira edição do Festival, uma de suas maiores atrações é o Estúdio Aberto, onde o público produz cenas de animação em diversas técnicas, assistindo ao resultado na hora. O interesse que essas oficinas despertavam em professores e alunos motivaram o ‘Anima Mundi’ a elaborar atividades e métodos de ensino especialmente dirigidos ao ambiente escolar.

O ‘Anima Escola’ há 12 anos realiza cursos e oficinas para professores e alunos, para que possam criar em sala de aula os seus próprios filmes de animação. Ao longo desses anos, foram capacitados mais de dois mil professores e cerca de doze mil alunos foram atendidos em Sorocaba.

Já em 2014, a IBM foi consultora de planejamento estratégico da Sedu. Essa nova parceria foi colocada em prática quando se analisou que a IBM poderia ajudar a Sedu e ainda aprender com a pasta. Então, ocorreu uma série de workshops voltados às lideranças da Sedu, a ajudar no planejamento a médio e longo prazo com o objetivo de obter resultados mais promissores nas ações.

Tags: