Proposta visa atender necessidades atuais e expansão da rede municipal
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), vai ampliar o número de professores PEB-1 e também inspetores de alunos. Um projeto de lei já foi enviado pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio para que seja apreciado pelos vereadores.
De acordo com a proposta, o número de professores PEB-1 passa dos atuais 2.000, para 2.400. Já o quadro de inspetores de alunos passa de 283 para 355.
O secretário da Educação, Flaviano Agostinho de Lima, explica que parte dos professores vai atender às Oficinas do Saber. “São aproximadamente 230 para essa função, que será fixa para educação em tempo integral”, explica o secretário.
Isso já demonstra que as Oficinas do Saber não vão fechar. “Os prédios da Oficina do Saber vão atender normalmente. O que estamos revendo são espaços que eram parceiros”, diz Flaviano.
Além das Oficinas do Saber, os novos professores trabalharão em unidades que serão entregues pela Prefeitura de Sorocaba. “Temos as unidades de Ensino Fundamental 1 de Aparecidinha, Jardim Montreal, Recreio dos Sorocabanos e a expansão da Escola Municipal “João Francisco Rosa”, inumera o secretário da Educação.
Os professores também atenderão à Educação Infantil (Creche e Pré-Escola). “São as unidades do CEI-110 (Vila Barão), CEI-48 (Vila Maria dos Prazeres), CEI-16 (Centro) e CEI-95 (Jardim Califórnia)”, coloca Flaviano.
Na mensagem que acompanha o projeto, o prefeito Pannunzio diz que “tal ampliação decorre não só das necessidades do presente, como também daquelas que certamente estão por vir em um futuro próximo, decorrentes do grande crescimento populacional do Município, ainda valorizando os servidores de carreira que ingressaram através de concurso público, concursos estes em vigor e com a existência de listas de aprovados”. Estão em vigor os concursos públicos para cargos de Professor de Educação Básica 1 (edital nº 07/2014) e Inspetor de Alunos (edital nº 08/2014).