Sedetter e Cerveja Livre realizam 1º seminário de formalização de APL
Por: Mariana Dearo
O evento voltado ao mercado cervejeiro atraiu quase 70 pessoas
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Divisão de Desenvolvimento Empresarial, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), e a Associação Cerveja Livre realizaram nesta segunda-feira (18) o 1º seminário de formalização do Arranjo Produtivo Local (APL) do polo cervejeiro da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A ação aconteceu no Senac Sorocaba e contou com a participação de 69 pessoas, sendo 30 delas, ligadas diretamente ao mercado cervejeiro.
De acordo com o titular da Sedetter, Robson Coivo, esse primeiro seminário tem o intuito de organizar as empresas do ramo cervejeiro para participar do edital que será divulgado pelo Estado no próximo mês. “Mais uma vez, o governo municipal está apoiando e trazendo esses empresários para que possam ser reconhecidos por esse APL que agrega muito para Sorocaba na geração de empregos, atraindo novas empresas com interesse nessa cadeia produtiva. Sorocaba está de parabéns por lançar mais esse arranjo produtivo”, afirma.
Durante o evento, o presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA), Carlo Lapolli, traçou um panorama do mercado cervejeiro. Já a diretora de APLs, Economia Solidária e Trabalho Artesanal, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Estadual, Juliana Arnaut de Santana, apresentou os benefícios que uma cadeia produtiva pode obter localmente e os critérios para reconhecimento de um APL.
Para o presidente da Associação Cerveja Livre da RMS e proprietário da Cervejaria Happy Brew, Bruno Cenci Antunes, que discursou sobre micro cervejarias do interior paulista, o objetivo do evento era reunir a cadeia produtiva do setor cervejeiro para apresentar a importância do Arranjo Produtivo Local.
Buscando um modelo para implementar em Jundiaí, Adilson Ferreira, da “Cervejaria Cavok”, esteve no evento para conhecer um pouco mais sobre o APL. “O Arranjo Produtivo Local é uma ponte com o Estado. Vim para saber como a Associação Cerveja Livre está se articulando com a Prefeitura de Sorocaba”, destaca.
Proprietário da loja “Sétimo Copo Brew Shop”, Rangel Palma define a importância do evento para o desenvolvimento da cadeia produtiva na região. “Esse seminário vai beneficiar desde o pequeno produtor que já têm empresa, quem quer ingressar nesse mercado e quem já está estabelecido há algum tempo”, conclui.
Conforme informações do Ministério da Economia, os APLs são aglomerações de empresas e empreendimentos localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
Tags:Desenvolvimento Econômico
