Na última quarta-feira (27), foi realizada a 150ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES), onde assuntos como o engajamento das secretarias em políticas públicas e o crescimento de 17% no atendimento do PAT foram discutidos.
Outro assunto ressaltado durante a reunião foi a legalização das grandes feiras eventuais de Sorocaba. As feiras são trazidas da capital ao interior com grandes ofertas ao consumidor, o que pode prejudicar os comerciantes locais. A reunião pautou algumas estratégias de valorização do comércio local durante a temporada dessas feiras.
Em parceria com a Associação Comercial de Sorocaba, o conselho discutiu medidas para impedir essa “invasão comercial” na cidade: as feiras arrecadam grandes valores em pequenos espaços de tempo, sem a devida tributação de impostos. O objetivo é fazer a pesquisa de tratativas e formas de lei que possam impedir ou diminuir esses eventos recorrentes.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Robson Coivo, a dificuldade está em desenvolver uma lei que permeie todos os temas, uma vez em que elas estão divididas entre feira de malhas, automobilísticas, alimentícias, etc. “Uma das estratégias iniciais seria fomentar o desenvolvimento das feiras locais, a ponto de estarem concorrendo com os comerciantes de fora, e assim, evitar a chegada de novos eventos exteriores”, afirma o secretário.
O projeto será idealizado com a parceria entre o CMDES, a Associação de Comerciantes e vereadores que já possuem envolvimento com o comércio, como Hudson Pessini e Rodrigo Manga, para encontrarem uma forma de evitar esses novos acontecimentos e alavancar o crescimento local.