Secult recebe fotos e vídeos para montar exposição

Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Eduardo Santinon

Exposição “Viajando de trem para Mongaguá” está prevista para ocorrer na Biblioteca Infantil Municipal, na segunda quinzena de julho

Em comemoração aos 141 anos da inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana, a Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), organizar a exposição fotográfica “Viajando de Trem para Mongaguá”. A mostra está prevista para ocorrer na segunda quinzena de julho e faz parte da programação especial do aniversário de 30 anos da Biblioteca, em agosto deste ano. Para organizar a exposição, a Secult pede aos sorocabanos que disponibilizem fotos ou vídeos de momentos da viagem de trem que era realizada de Sorocaba a Mongaguá.

De acordo com o coordenador da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao, a relação afetiva que os sorocabanos têm com Mongaguá se iniciou há pelo menos 80 anos. Conforme ele, quando as oficinas das locomotivas chegaram ao município, na década de 1930, os aproximadamente 6 mil funcionários passaram a morar nas vilas Santana e Carvalho. “A Sorocabana oferecia benefícios a essas pessoas, como descontos na passagem de trem. Durante as férias, muitos deles iam até Mongaguá, pois essa era a diversão da época. Essa viagem foi feita até os anos 80”, explica.

Por conta de Mongaguá ser uma cidade vazia naquele tempo, José Rubens conta que inclusive o local para ficarem hospedados durante a viagem era construído pelos sorocabanos. “Eles se juntavam e construíam uma casa em sociedade na praia. Cada temporada um podia usar. Depois de um tempo a passagem chegou a ser gratuita”, lembra. Mas a diversão começava dentro dos vagões.

Segundo José Rubens, o percurso durava cerca de 6 horas. Durante esse período, dava tempo suficiente de os viajantes fazerem amizades. “Por ser uma viagem longa, as mães faziam comida e todos dentro do trem dividiam: um experimentava a do outro. Era uma festa! Todos acabavam se conhecendo”, conta.

O objetivo da exposição é relembrar esses momentos que estão na memória de muitos sorocabanos. Conforme o coordenador da Biblioteca Infantil, os munícipes que tenham recordações no papel ou em vídeo dentro do trem ou embarcando podem entrar em contato com a Biblioteca Infantil até o fim de junho. “O material será apenas emprestado para o período em que a exposição estiver acontecendo. E será muito bem cuidado”, garante.

A Biblioteca Infantil está localizada na Rua da Penha, 651, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231-5723.

 

Tags:,