Secretarias de Segurança e de Assistência Social realizam operação ‘Centro Legal’

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria de Segurança e Defesa Civil, através do secretário José Augusto de Barros Pupin, em parceria com os órgãos de policiamento e segurança da cidade, além do setor de fiscalização da Prefeitura de Sorocaba e o aporte técnico e estrutural da Secretaria de Igualdade e Assistência Social, dirigida pela secretária Cíntia de Almeida, desencadearam, na manhã desta quarta-feira (11), a 1º fase da Operação Integrada ‘Centro Legal’. Com forte presença da Guarda Civil Municipal, comandada pelo GCM Antônio Marcos de Carvalho Mariano Machado; das polícias Civil e Militar; além de fiscais da Prefeitura; Vigilância Sanitária; equipes da assistência social e membros do Conseg (Conselho de Segurança), a força tarefa partiu da Praça Coronel Fernando Prestes em direção a vários pontos do centro.

Em pouco tempo muitas viaturas da GCM, Polícia Civil e Militar, da Fiscalização e Vigilância Sanitária podiam ser vistas pelas ruas da região central, em especial em vias de grande circulação de pessoas e comércio intenso. O comentário entre comerciantes e frequentadores do centro era de “alívio e agradecimento”, conforme uma comerciária da Rua Coronel Benedito Pires, que não quis se identificar.
Segundo o secretário Pupin, “o centro de Sorocaba estava abandonado. A presença efetiva das forças de segurança irá dar tranquilidade aos moradores e frequentadores da região. Não teremos apenas uma ação de dois, três dias, mas sim programas permanentes de ocupação do espaço público a partir desse tipo de proposta, que é de intensificar a presença das polícias e GCM e dos outros organismos do Poder Público e inibir a criminalidade e a prática de ilícitos. O centro precisa voltar a ser um ambiente agradável, de convivência familiar, onde a população possa vir passear ou fazer compras”.
A 1º fase da Operação Centro Legal prossegue até sexta-feira, dia 13, das 08h às 20h. Ao final de cada dia a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, bem como a Secretaria de Igualdade e Assistência Social, divulgarão um balanço das abordagens e ocorrências realizadas pelas equipes envolvidas na operação.

GCM e Fiscalização intensificam ações

Com vinte viaturas da Guarda Civil Municipal, além de efetivo em motocicletas e bicicletas, e 15 fiscais em 6 viaturas da Fiscalização, as equipes da GCM e da Fiscalização intensificaram ações conjuntas de abordagem a ambulantes no centro e em seu entorno. Segundo o responsável pelo setor de fiscalização da Prefeitura de Sorocaba, Ciro Saquer Amato, os fiscais estão atuando contra práticas que ferem a legislação municipal, ambulantes estão sendo abordados, imóveis abandonados estão sendo apontados para o setor responsável. “Não queremos que sirvam de abrigo à criminalidade. Os proprietários serão notificados para manter em ordem esses imóveis, reforçar a entrada para impedir o acesso de invasores. O comércio irregular, sobretudo de cigarros, será fortemente combatido”.

Secretaria de Igualdade e Assistência Social realiza ações

A secretária de Igualdade e Assistência Social, Cintia de Almeida, acompanhou os trabalhos da operação Centro Legal. Identificadas pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade, a secretaria, segundo Cintia, vai oferecer o suporte necessário para atender esses cidadãos, reduzir o seu sofrimento e buscar gerar o acolhimento por parte do Poder Público. “Assim, cumprimos nosso papel de assistência plena, de resgate da dignidade de muitos desses moradores de rua que estão nessa situação por não terem outra perspectiva. Precisamos saber quem são e aí sim poderemos ajudar”.

Tags:,