Em três meses, de junho a agosto deste ano, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) recebeu 1.750 pilhas alcalinas e baterias de celular. Todo o material recolhido foi encaminhado à Cooperativa Reviver, no Jardim Iguatemi, um destino ambientalmente adequado. Qualquer pessoa pode levar o produto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e depositá-lo num coletor específico que fica na entrada principal da secretaria, localizada no Alto da Boa Vista.
Pilhas e baterias usadas não devem ser descartadas no lixo comum, já que contêm metais pesados como chumbo e mercúrio e podem causar grandes danos ambientais e à saúde pública. No caso de pilhas, por exemplo, se houver vazamento, as substâncias tóxicas presentes em sua composição podem contaminar o solo, o lençol freático e o próprio ar.
A campanha educativa da Secretaria do Meio Ambiente teve início durante a Semana Municipal do Lixo Zero, realizada em comemoração ao Dia Municipal do Lixo Zero (30 de maio), conforme institui a lei municipal nº 11.290/2016. O principal objetivo é o de promover o conceito Lixo Zero criando alternativas de gestão sobre os resíduos que são gerados, a fim de garantir os recursos naturais para as próximas gerações.
A Secretaria do Meio Ambiente está localizada na Avenida Rudolf Dafferner, 105, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (15) 3238.2366.